São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

A música de São João del-Rei é a afilhada preferida de Santa Cecília . Antônio Emílio da Costa

Descrição

A música de São João del-Rei é a afilhada preferida de Santa Cecília.
 
 
 
 
São João del-Rei é terra abençoada. Santos e anjos que moram na corte celestial habitam também a terra que tem no nome uma homenagem ao Rei Sol português, D. João V. Entre as tantas divindades que habitam o firmamento, mas que não tiram os olhos do povo são-joanense, uma, inclusive, fica mais na cidade do que no céu. É Santa Cecília!
Mas pudera: como desde 1717 a Música firmou morada em São João del-Rei, aqui a santa tem para cuidar quatro bandas de música e três orquestras, vários corais, grupos de câmera, duos, trios e quartetos, muitos maestros, sineiros e compositores, sempre em permanente atividade. Nas igrejas, nos teatros, nas praças, nas ruas, nos auditórios. E como Santa Cecília é padroeira dos músicos, não é sem motivo que ela está em toda parte...
Mas aqueles a que a santa dedica tanto olhar e zelo não lhe são ingratos. Deram-lhe lugar de honra, em um dourado altar lateral da Matriz e Pilar, e a guardam consigo, em imagem ou estampa, na sede da Orquestra Ribeiro Bastos, da Lira Sanjoanense, da Sociedade de Concertos Sinfônicos, das três bandas, no Conservatório e na casa de muitos músicos.
Este mês, desde o dia 12 - coincidentemente o mesmo do batismo de Tiradentes em São João del-Rei -  Santa Cecília está sendo festejada com concertos, sinfonias, recitais e tríduo barroco. No anoitecer da sexta-feira, 22,  ela sairá em andor enfeitado, a passear em procissão pelo centro histórico da cidade, no ritmo de marchas festivas e alegres, tocadas pelas bandas locais. É a Semana da Música - curiosamente uma semana de 9 dias, o que é possível acontecer em nossa cidade.
É deste modo - e também com orações, pedidos e agradecimentos - que os músicos de São João del-Rei alimentam, há três séculos, grande amizade com Santa Cecília. E a Santa, deles não se separa. Sempre os protege, inspira e estimula. Nunca os desampara.
Viva Santa Cecília! Viva as notas musicais de sua harpa! Viva sua harmonia...

Fonte: BLOG Tenções e Terentenas
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.