São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Dom Lucas Moreira Neves - Primavera floresce igualdade, gratidão e memória em São João del-Rei . Antônio Emílio da Costa

Descrição

Dom Lucas Moreira Neves - Primavera floresce igualdade, gratidão e memória em São João del-Rei
 
 
 
 
Entre as várias preciosidades culturais que o cardeal Dom Lucas Moreira Neves deixou para São João del-Rei, uma delas se multiplica e se repete a cada ano: é a Semana Cultural Dom Lucas, realizada sempre no período de 08 a 15 de setembro, no memorial que leva o nome dele, que é um dos mais queridos são-joanenses, filho de família a quem muito deve a cultura de nossa terra.
Em 2013, o tema que norteia todos os eventos mostra como a cada alvorecer mais evolui e se ilumina a compreensão, a humanidade, o pensamento, a democracia, a religiosidade - enfim a própria sociedade são-joanense. É que o nobre espaço, durante oito dias, abre-se com todo respeito e dignidade para cultura afro-sãojoanense, aqui brotada e frutificada quando o século XVIII, entre raios luminosos de ouro e sol, começava a amanhecer.
Melhor reconhecimento e tributo aos são-joanenses de ontem e de hoje não poderia haver, do que a escolha de tema tão rico e tão pertinente, 300 anos vivo na sociedade local. Ora nos coros das douradas igrejas, ora nos e bairros periféricos, ora na força de  música barroca das suntuosas novenas, missas e procissões, ora no som telúrico das caixas, tambores, pandeiros, sanfonas, triângulos, reco-recos e cantigas das congadas, batuques, cateretês e sambas. Orações, ladainhas, rezas, benzeções, crenças, pontos, incelenças, "mandingas". Fé viva, em Deus que é um só e está igualmente em toda parte - assim na África como no Brasil.
Vídeo sobre os congadeiros, colóquio sobre afrobrasilidade, palestras sobre o negro na música barroca são-joanense, o processo de criação artística, concerto de piano, teatro de rua representando as lendas de São João del-Rei e, para terminar, uma animada roda de choro.
Que pode haver de mais rico, evoluído, avançado, fraterno, digno, contemporâneo e humanista do que esta programação? Somente a grandiosa atitude do Memorial Dom Lucas Moreira Neves, ao escolher um tema tão relevante e ainda pouco evidenciado pela cultura são-joanense.
Inegavelmente, a IV Semana Cultural Dom Lucas é um marco ímpar na história da cultura afro-são-joanense, ou melhor, da cultura são-joanense, já que ela, ricamente multifacetada, é una e indivisível. Assim, é uma homenagem não apenas aos afro-são-joanenses, mas a todos os são-joanenses, independentemente da etnia e da origem de seus ancestrais.
Dom Lucas, Dona Stella, Maestro José Maria Neves, lá do alto, certamente nos sorriem, também felizes e agradecidos com esta homenagem. Brisa de bondade serena que anuncia a chegada da primavera de 2013!
 
 
Foto da abertura: Congado de São Gonçalo do Amarante, distrito de São João del-Rei - Ulisses Passarelli

Postado por: Antônio Emílio da Costa em 11/09/13
Fonte: diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.