São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Setembro deveria ter mais dias em São João del-Rei. É pouco tempo para muita festa e muita fé... Antônio Emílio da Costa

Descrição

Setembro deveria ter mais dias em São João del-Rei. É pouco tempo para muita festa e muita fé...
 
 
 
Os trinta dias do mês de setembro são pouco para a quantidade das celebrações religiosas que acontecem em São João del-Rei no nono mês do ano. São cinco grandes festas e há dias em que, até, são simultâneas. Todas com toques de sinos, foguetes, cantos, flores, anjos, cores, incensos, mistérios, crenças, esperanças e certezas...
Este ano, logo no dia 1º, a procissão do Senhor Bom Jesus do Monte encerrou a festa do Cristo crucificado que mora em uma colina no lado oeste da cidade, à sombra da Serra do Lenheiro. Quatro dias depois, começou a novena que terminou em procissão no dia 14, também para homenagear Nosso Senhor Bom Jesus. Desta vez, o de Matosinhos, na face norte da cidade - imediações de onde, a História diz, assentou-se por volta de 1704, cobrando pedágios pela travessia do Rio das Mortes, o bandeirante taubateano fundador de São João del-Rei, Tomé Portes del-Rei.
Antes de tal procissão, no dia 12 começou a Quinquena de São Francisco - série de cinco ofícios sacros que precedem o dia do mistério divino em que o "pai da humildade e da pobreza" recebeu no próprio corpo as cinco chagas de Jesus Cristo. 
Neste mesmo período, a partir do dia 15, começou a barroca novena de Nossa Senhora das Mercês, que termina em gloriosa procissão, no entardecer do dia 24. A música, executada da Orquestra Lira Sanjoanense, tem ecos do século XVIII, pois, fundada em 1776 e ainda hoje atuante, é a corporação musical mais antiga das Américas.
Na sequência, no dia 25, começa a novena barroca de São Francisco de Assis, que se estende até a procissão do dia 4 de outubro - data em que se realiza também a celebração da morte (trânsito) do santo tão querido dos brasileiros. Aí, quem toca é a Orquestra Ribeiro Bastos, ativa desde 1790.
Mas enquanto isso ainda acontece, no dia 26 começa o Tríduo de São Miguel Arcanjo, preparatório para as procissões do "Príncipe das Milícias Celestes" guarnecido pelos anjos custódios São Gabriel e São Rafael, dia 29, e do Anjo da Guarda, dia 30.
Como se vê, setembro é um mês curto e breve diante da intensidade das tradições religiosas de São João del-Rei. Mais isto não diminui a fé dos são-joanenses nem lhes desmotiva a fazerem festa...
...........................................................................
Sobre o mesmo assunto, leia também
http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2011/09/seria-hoje-em-sao-joao-del-rei-um.html

Postado por: Antônio Emílio da Costa em 18/09/13
Fonte: diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.