São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

São Cosme e São Damião brincam inocentes nos largos, ruas e becos de São João del-Rei . Antônio Emílio da Costa

Descrição

São Cosme e São Damião brincam inocentes nos largos, ruas e becos de São João del-Rei
 
 


No meio de tanta festança que no mês de setembro acontece no centro histórico de São João del-Rei - todas grandiosamente belas, corporativamente promovidas pelas Irmandades e Confrarias setecentistas, pode parecer que não existe espaço para manifestações culturais singelas e espontâneas. Mas não é bem assim.
Mal avançam as primeiras horas da manhã do dia 27 de setembro, já se percebe nos mais diferentes pontos da cidade, principalmente nas áreas residenciais, um alvoroço diferente: são as crianças correndo atrás dos doces distribuídos  para saudar São Cosme e São Damião. Balas de coco, paçoca, pé de moleque, maria-mole, pirulito, doce de batata doce, pipoca industrializada - tudo vale para adoçar a vida e acariciar a infância da inocência, legítima e verdadeira, não aquela oficialmente "pastichificada" no comercial Dia da Criança.
Na verdade, a tradição de deixar nos jardins e também distribuir guloseimas açucaradas no dia de São Cosme e São Damião tem mais significados do que se imagina. Além do caráter religioso, ainda cultivado por alguns, como retribuição pela graça de favor divino intermediado pelos santos gêmeos, por alguns instantes ela devolve a alegria da infância a quem já embaçou o brilho dos olhos porque avançou no tempo ou endureceu o coração. Promove troca de olhares, de sentimentos, de esperanças, de emoções. Redime adultos e acalenta crianças, com promessas de respeito e dignidade.
Seja para os erês, para os ibejis ou para os anjos da guarda - em São João del-Rei a lembrança de São Cosme e São Damião se materializa no ciclo da festa de São Miguel e de outros arcanjos custódios. Ao povo são-joanense, todos guiam, protegem e defendem...

Postado por: Antônio Emílio da Costa em 27/09/13
Fonte: diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.