São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Um canto de louvor e gratidão, de São João del-Rei, para sua áurea, excelsa e espanhola padroeira . Antônio Emílio da Costa

Descrição

Um canto de louvor e gratidão, de São João del-Rei, para sua áurea, excelsa e espanhola padroeira
 

Outubro, mais precisamente no dia 12, é a data consagrada à padroeira de São João del-Rei, Nossa Senhora do Pilar. Contam que a Virgem aqui chegou em imagem primitiva, trazida pelos próprios bandeirantes, a quem protegia de perigos, tristeza, violências, emboscadas, animais peçonhentos, maus pensamentos e infortúnios. Em troca, de início eles lhe construíram uma capela, incendiada em 1709, no final da Guerra dos Emboabas.
A matriz atual, dedicada à Virgem espanhola começou a ser construída em 1721 e é um dos mais belos templos do barroco brasileiro. Nela acontecem as principais cerimônias da Semana Santa mais tradicional do Brasil, algumas únicas em todo o mundo. Volta e meia ali se ouve a música colonial de uma novena, dobres e repiques de sinos em tencões e terentenas. Da Matriz do Pilar sempre sai uma procissão...
Como aqui se repete há quase 300 anos, a novena de Nossa Senhora do Pilar começa no dia 3 de outubro e vai até o dia 11, véspera da data maior. A parte musical, composta no século XVIII, é executada magistralmente pela Orquestra Lira Sanjoanense, que também se encarrega da missa barroca cantada e do Te Deum Laudamus, que, após a procissão, encerra as celebrações no anoitecer do dia 12.
Coincidência ou não, Nossa Senhora do Pilar é também a padroeira da Espanha e 12 de outubro  é a data nacional daquele país.
Numa homenagem a tão preciosa devoção são-joanense, um registro da Festa do Pilar 2012 quando, no encerramento da missa solene, orquestra e povo cantam o hino da padroeira, tendo ao fundo o repique dos sinos.
 

 - 
Veja que curiosa história pitoresca se passou na Matriz do Pilar de  São João del-Rei em 1844:
 http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2013/01/vandalismo-e-conto-do-vigario-na-matriz.html

Postado por: Antônio Emílio da Costa em 9/10/13
Fonte: diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.