São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Saúde pública e serviço social nas primeiras décadas da Vila de São João del-Rei . Antônio Emílio da Costa

Descrição

Saúde pública e serviço social nas primeiras décadas da Vila de São João del-Rei
 
 
 

 
A elevação do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar do Rio das Mortes à categoria de Vila, em 8 de dezembro de 1713, deu a São João del-Rei, não somente um novo status sócio-geopolítico-administrativo na Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Possibilitou e favoreceu a implantação pioneira de alguns serviços públicos essenciais que, como sementes do respeito ao direito de cidadania, proporcionavam melhores condições de vida aos que habitavam nas cercanias da Serra do Lenheiro.
Um destes serviços foi a saúde. Consta que em 22 de outubro de 1718, portanto há 295 anos, a Câmara contratou o médico português José de Macedo Correa, formado pela Universidade de Coimbra, para "curar os pobres de graça". Por este trabalho ele receberia, anualmente, 1 libra de ouro. Foi, assim, Dr. Macedo o primeiro médico que se instalou na Vila de São João del-Rei.
Para esta contratação, a Câmara tinha um bom argumento: "estavam morrendo muitos escravos, por não haver quem lhes conheça os achaques para os curar, e mesmo muitos brancos se veem precisados a retirar-se para a Cidade do Rio de Janeiro, para se curar".
Com a mesma intenção, no dia seguinte, agora no ano de 1769, a Irmandade de São Miguel e Almas contratou o cirurgião José da Silva Lapa e o boticário Amado da Cunha Barreto "para prestarem assistência gratuita aos enfermos pobres". Comprometida com causas sociais, a Irmandade das Almas chegou a construir o alicerce, em terreno doado pelo Senado da Câmara, daquele que seria o primeiro hospital da Vila de São João del-Rei.
..........................................................................
Fonte: CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São João del-Rei. Volume II, segunda edição revista e aumentada. Imprensa Oficial de Minas Gerais. Belo Horizonte, 1982.

Postado por: Antônio Emílio da Costa em 22/10/13
Fonte: diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.