São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Franz Ventura

Descrição

Franz Ventura é belo-horizontino, mas morador de São João del-Rei desde que era criança. É pianista, compositor, arranjador e improvisador. Com apenas 21 anos de idade, o músico já encanta os ouvidos de quem gosta da boa música há tempos. O gosto pelo piano surgiu por volta dos 13 anos, quando o artista começou a ter aulas com a professora Vera Maria Bittar. A partir daí, o amor pela música só cresceu e hoje, Franz já tem lançado seu primeiro CD com composições próprias.
Desde 2008, o artista apresenta no Teatro Municipal de São João del-Rei concertos para piano e orquestra com o acompanhamento do professor Abgar Campos Tirado, como o Concerto no.5 de Beethoven (Impreador), o Concerto no.2 de Mendelssohn e obras de Franz Liszt.
Franz Ventura é formado pelo curso técnico em nosso Conservatório de Música Padre José Maria Xavier, na classe de piano da professora Vera Bittar. E cursou três períodos do curso de música da UFSJ, não o concluindo.
O artista lançou no dia 17 de Agosto de 2013, o seu primeiro CD, intitulado "Obras para Piano", que traz 18 composições próprias do artista.
Franz é autor de três complexos e formosos concertos para piano e orquestra, bem como duas excelentes sinfonias e outras dezenas registradas
Com um toque suave, as canções de Franz emocionam. A faixa 14 do álbum, de nome Maria Luiza in memoriam, é dedicada à sua irmã, já falecida. Segundo Franz, é a composição mais bonita.
O pianista já participou de sete edições da Maratona de Piano do Conservatório Estadual de Música de São João del-Rei, além da 3ª Mostra dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais e da Festa da Música de Niterói em 2012. E não pára por ai. Com cursos de habilitação em música, Franz busca constantemente aprimorar ainda mais aquilo que ele faz com amor que se vê de cara: tocar piano.
Músicas autorais

Veja também:
Recital de Piano/Solo com Franz Ventura . Fim de Ano e Férias Cultural . Atitude Cultural . 2013
Fim de ano e Férias/Cultural 2013 . Atitude Cultural . De 06 a 28 de dezembro
Imagens . Fim de Ano e Férias Cultural 2013 . São João del-Rei
Recital dos Pianistas Franz Ventura e Abgar Tirado
Concerto de Piano com Franz Ventura . IV Semana Cultural Dom Lucas
Concerto Liszt . Pianista Franz Ventura e Maestro Abgar Campos Tirado
Recital de Composições de Franz Ventura
Recital de Formatura . Franz Ventura
Recital Franz Ventura . Fundação Oscar Araripe
 

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.