São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Clipping de Notícias . Fim de Ano e Férias Cultural 2009 . Atitude Cultural e Parceiros . São João del-Rei

Descrição

Dados . Fim de Ano e Férias Cultural 2009

Matérias em sites:
Mostra fotográfica revela transformações de São João del-Rei . IBRAM
Coopertur . Cooperativa de Condutores de Turistas de São João del-Rei
Rádio Mineira Web
Paulo Souza - Blog

Matérias jornais:

Tradição e fé no 7º Encontro de Folia de Reis e Pastorinhas

O Largo do Rosário, iluminado e lotado, serviu de palco para as histórias religiosas

Música, poesia, cultura, devoção, folclore, história e fé. Esses foram os principais ingredientes do 7º Encontro de Folia de Reis e Pastorinhas, que aconteceu no dia 6 de janeiro e encerrou as festividades do Natal e Ano Novo. Apesar da forte chuva que caiu sobre a cidade bem no meio das apresentações, os 11 grupos encantaram o público presente no Largo do Rosário, em São João del-Rei.
Defenderam suas bandeiras sete tradicionais grupos de Folia de Reis desta cidade, um de Santana dos Montes, um do Elvas (Tiradentes), um do Caburu (São Gonçalo do Amarante) e um de Barroso. Eles cantaram, emocionados, o nascimento de Cristo e a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. Depois, percorreram as casas entoando cantos e recolhendo doações destinadas às igrejas e ao fortalecimento e embelezamento da festa.

Público
Apesar da chuva, que iniciou no meio do evento, muitas pessoas prestigiaram a Folia de Reis. O Largo do Rosário, iluminado e lotado, serviu de palco para as histórias religiosas que os foliões cantavam e ecoavam pelo lugar. “É uma tradição maravilhosa que não pode acabar. Toda minha família gosta muito e é uma coisa que a gente não pode esquecer. Fui criada no folclore e admiro muito a Festa de Reis”, contou a senhora Maria do Carmo, das Águas Férreas.

Foliões
Os foliões, vestidos com esmero, eram acompanhados por crianças que simbolizavam os três Reis Magos ou portavam a bandeira do grupo, reverenciada por todos. Foliã há 15 anos, Maria da Conceição Machado Gomes, da Folia São Sebastião, contou que a festa representa, para ela, “muita alegria, força de oração e respeito pela tradição”. Vera Lúcia Prados dos Santos, da mesma Folia, participa da manifestação religiosa há 13 anos e diz que é difícil expressar seu sentimento na hora da apresentação. “Dá uma euforia dentro da gente. Estamos sempre fazendo bem a alguém. Mas é um grupo que as pessoas, hoje em dia, não gostam muito, têm vergonha de participar. Honramos essa tradição e queremos mostrar, aos jovens, como que as pessoas se manifestavam antigamente, através da cantoria e sempre com muita alegria”, disse dona Vera.
O folclorista Ulisses Passarelli destacou a dificuldade que os foliões encontram, todos os anos, para manter a tradição. “Sabemos o que eles passam para estar aqui hoje. Não é fácil. Mas todos os eventos que organizamos têm boa presença do público. O povo de São João ama essa representação cultural”, comentou.

Organização
Os encontros de Folia de Reis e Pastorinhas são organizados pela Atitude Cultural. Segundo a coordenadora Alzira Agostini Haddad, a iniciativa surgiu para preservar essa manifestação religiosa. “A cada encontro, as folias vão se fortalecendo e caprichando no uniforme. O evento é um estímulo muito bom para elas. A Folia de Reis é uma tradição bastante importante de São João del-Rei e é muito bonito ajudar os foliões a divulgar e valorizar essa cultura”, afirmou.

História
De acordo com o violeiro e pesquisador da Folia de Reis, Chico Lobo, essa festa surgiu na Ibéria e veio para o Brasil na época das Grandes Navegações. Em São João del-Rei, a tradição é centenária e o encontro já está se tornando tradicional. “Os foliões são pessoas muito humildes e devotas que andam de casa em casa rememorando o nascimento do menino Jesus e recolhendo doações. É uma tradição que mantém os grupos e essa cultura muito vivos. Um evento como esse é importantíssimo para a preservação dessa manifestação”, afirmou.


O grupo de Barroso foi um dos onze a se apresentar na noite do de 6/1

Fim de ano no Largo do Rosário
Em dezembro de 2009, foram celebrados os 10 anos do projeto Atitude Cultural, que tem por objetivo sensibilizar a valorização do patrimônio cultural local tanto pelos são-joanenses quanto pelos turistas. A diversificada programação, iniciada no dia 7, contou, na virada do ano, com a apresentação da Orquestra Popular Livre, músicos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e de outras cidades.
Dentro das atividades, se destacaram o Projeto Música XXI, com Sem Fronteiras Coral e Orquestra; iluminação natalina e instalação cenográfica “Presépio”; exposição a céu aberto “Ser nobre é ter identidade”; Serenata Iluminada Asap e o 2º Encontro de Corais do Conservatório de Música Pe. José Maria Xavier.

Fonte: Folha das Vertentes . 1ª quinzena de janeiro de 2010


Foto da semana Gazeta de SJDR 09/01/2010

Noite de lua e céu estrelado privilegiou quem comemorou a virada no Largo do Rosário. Na mais democrática das comemorações, gerações de são-joanenses e turistas fizeram a festa acontecer na praça iluminada. Balões brancos e fitinhas com mensagens de paz foram distribuídas ao público que assistiu ao show pirotécnico dando as boas-vindas a 2010. Com o mérito de sensibilizar os são-joanenses para o conhecimento adequado e, consequentemente, a valorização e proteção do patrimônio cultural da cidade, dez anos de arte e cultura local são celebrados este ano. Dez anos de boas parcerias fortaleceram a identidade cultural de SJDR e contribuíram para a geração de trabalho e renda via cultura. Salve a Atitude Cultural!

Folia de Reis é atração em São João del-Rei

Mais de 100 integrantes de grupos devem participar

 
Fotos: João Ramalho . arquivo Atitude Cultural

Fé, tradição, cultura, cores e festa. Tudo isso é parte dos ingredientes que compõem a Folia de Reis, elemento típico da cultura interiorana, muito presente em São João del-Rei e região. No dia 6 de janeiro, toda a riqueza dos grupos de foliões ganhará vida no Largo do Rosário, com o 7° Encontro de Folia de Reis e Pastorinhas. O evento acontecerá às 19h30 e contará com a participação de cerca de 100 integrantes dos grupos de Folia de Reis do Campo das Vertentes.
Promovido pela Atitude Cultural e patrocinado pela Cemig e pelo Governo do Estado, o objetivo do evento é divulgar e valorizar a cultura local e as tradições mineiras. Os organizadores comemoram o crescimento do encontro que ao longo dos anos tem ganhado maior adesão dos grupos tradicionais de São João del-Rei e das Vertentes. Alzira Haddad, coordenadora da Atitude Cultural, conta que apenas dois grupos de Folia de Reis se apresentaram na primeira edição do encontro, para 2010 a expectativa é de que o número chegue a 12. Alzira afirmou que o evento é uma forma de consolidar uma tradição antiga da cidade. “A expectativa é maravilhosa, é um encontro tão bonito. São muitas pessoas envolvidas, pessoas que tocam e cantam com a alma. É uma riqueza cultural muito grande,” ressaltou.
João Batista do Nascimento, 85, mais conhecido como João Matias, participa dos grupos de Folia de Reis desde 1947. O religioso se emociona ao narrar como começou a sair nas ruas com a folia. “Eu era novo, tinha uns 27 anos, tocava violão. Tenho roupa daquela época até hoje aqui em casa. Os companheiros já faleceram. O mais novo da Folia do Matias tem 50 anos”. Hoje, meio século depois, João Matias diz que ainda se surpreende com as apresentações. “Quando eu saio com a folia eu mudo, parece que não sou o mesmo. Se quiser eu canto 100 versos sem repetir nenhum! Vem na cabeça, tenho tudo na cabeça, o verso vem na hora”, afirmou.
História
A Folia de Reis é uma manifestação cultural de origem portuguesa trazida ao Brasil no século XVII pelos colonizadores que se difundiu pelo país, tornando-se tradição em cidades interioranas. Todos os anos, entre 26 de dezembro e 6 de janeiro, grupos de rapazes se vestem com fantasias majestosas e saem às ruas, batendo de casa em casa tocando cavaquinhos, violões, pandeiros e outros instrumentos. A cada visita é pedida uma esmola que tradicionalmente é destinada à Festa do Divino, ou dos três Reis Magos. Hoje, a quantia arrecadada é empregada também na manutenção dos grupos, aquisição de instrumentos e roupas. À frente da comitiva segue uma bandeira ornamentada que entra nas casas enquanto parte dos integrantes recitam versos, dançam e cantam do lado de fora. A maioria das canções é religiosa. A tradição está ligada ao culto católico a caminhada é uma referência à jornada feita pelos três Reis Magos até a cidade de Belém, após o nascimento do Menino Jesus.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 26/12/09


Bossa Nova vai animar o Réveillon em São João del-Rei
Encontro, às 23h, será a atração no Largo do Rosário

A Bossa Nova vai ser o ritmo que irá embalar os são-joanenses na virada do ano. Isto porque acontece no Largo do Rosário o II Encontro de Música Popular Brasileira, a partir das 23h, com a Orquestra Popular Livre (OPL) e duelos de violões.
No repertório compositores conhecidos como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto, Jonny Alf, Luiz Bonfá, além de composições próprias da OPL serão interpretadas no dia. O evento é realizado pela Atitude Cultural e, segundo a coordenadora Alzira Agostini Haddad, a apresentação ainda contará com a presença de músicos da Universidade Federal de São João del-Rei e da região. “Também estamos preparando uma surpresa para as pessoas que quiserem passar o Réveillon no largo”, afirmou sem antecipar qualquer novidade.
A orquestra foi fundada em 2002 e tem como objetivo a preservação, difusão, execução, ensino e pesquisa da música. Além de fazer apresentações em festividades e eventos, mantém aulas de música e um núcleo de pesquisa musical.
Alzira lembrou ainda que há dez anos desenvolve esse trabalho. “O nosso projeto visa resgatar a cultura da cidade. Todos os nossos eventos são direcionados para a cultura local e temos contribuído para consolidar novos grupos e divulgar os grupos já consolidados. Sabemos que São João é mais que dez em termos culturais. Temos grupos que trabalham pela cultura durante todo ano. Nesses encontros convidamos gente de fora para dialogar com a cultura local”, disse.
A coordenadora destacou também o apoio que os são-joanenses oferecem para a preservação do projeto. “Nesses dez anos o que mais impressiona é o apoio cultural das pessoas da cidade em ajudar a cuidar. Todo mundo abraçou a causa e temos que agradecer a cidade. Nunca tivemos um problema. A iluminação natalina e a exposição ‘Ser nobre é ter identidade’ ficam a céu aberto e o povo sempre respeitou. É muito bacana. Tenho que agradecer a população, os músicos, os fotógrafos, os produtores e a mídia”, finalizou.

Outras programações
Mas quem pensa que a programação se restringe ao dia 31 de dezembro está enganado. A Atitude Cultural vem realizando desde o dia 8 de dezembro uma série de eventos culturais na cidade para celebrar o princípio de um novo ano. Hoje, 26, e no próximo sábado, 2 de janeiro, acontecerá o projeto Música na Praça, no Largo do Rosário, às 20h. Na segunda-feira, 28, terá apresentação do projeto Lendas São-joanenses com saída do Largo do Rosário, às 20h. A programação encerra no dia 6 de janeiro com o Encontro de Folia de Reis e Pastorinhas, às 19h30.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 26/12/09

“Luzes nas Gerais”

A Organização Atitude Cultural que promove o evento de arte e cultura local: São João del-Rei é dez, aprovado pelo Minc e patrocinado pela Cemig e Governo do Estado de Minas Gerais, comemora dez anos deste projeto modelo que inclui fins de ano, semanas santas, carnavais de antigamente e os 10 anos do Programa “Luzes nas Gerais” da Cemig e do Governo do Estado de MG, que ilumina SJDR e outras cidades de Minas no Natal.

Está acontecendo no Largo do Rosário as exposições a céu aberto Ser nobre é ter identidade: 10 anos de arte e cultura local: São João del-Rei é dez! e Caminho de Santiago de Compostela Espanha, lançamento oficial do portal www.saojoaodelreitransparente.com.br e outras atividades culturais até o dia 06 de janeiro.

A Agenda e calendário de mesa 2010 Ser nobre é ter identidade Atitude Cultural, tem como tema a Estrada Real Brasil e o Caminho de Santiago de Compostela Espanha, com as cidades de São João del-Rei, Tiradentes, Prados, Diamantina, Paraty e Ouro Preto ( Brasil) e Tuy, Vigo, Padrón, Pontevedra, Caldas de Reis e Santiago de Compostela (Espanha).
Com o patrocínio da Plena Transmissoras a agenda tem 4 idiomas: português, espanhol, italiano e inglês, e registros fotográficos: Alzira Agostini Haddad. Fotógrafos convidados: Cláudio Lopes, Élcio Paraíso, Kiko Neto, João Ramalho, Luiz C. Frank, Kátia Lombardi e Henry Yu.
As entidades as distribuem pelo mesmo valor simbólico dos anos anteriores.

Cartazes* Atitude Cultural R$5,00
Calendário de Mesa R$5,00
Agenda Atitude Cultural R$20,00
Documentário Semana Santa em São João del-Rei . Tapete de Rua/Flores R$20,00
Kit Completo de Cartazes Atitude Cultural: 5 cartazes R$20,00


Fonte: Tribuna Sanjoanense . 15 a 21 de dezembro de 2009


Foto da semana


Luzes da cidade
Instaladas em pontos estratégicos do centro histórico, as luzes inauguradas dia oito de dezembro, aniversário da cidade, sinalizam não só a chegada do Natal, mas a esperança de um tempo de paz e harmonia entre todos. É o espírito natalino, que chega devagar e contagia. No Largo do Rosário e Av. Presidente Tancredo Neves, onde as luzes enfeitam prédios públicos, pontes, jardins e o coreto, a chuva não tirou a magia do acender das luzes. Sob guarda-chuvas, o público fiel prestigiou, aplaudiu e vibrou com as apresentações de música e teatro.

Largo do Rosário
No Largo do Rosário, 45 mil micro-lâmpadas foram instaladas pela Cemig, que este ano comemora 10 anos de luzes em SJDR, integrando o programa “Luzes nas Gerais”. Além de todo o casario histórico, a fachada da igreja ganhou um presépio de luzes que atrai todos os olhares. Para a responsável pelo projeto, Alzira Agostini, da Atitude Cultural, há muito o que comemorar. São dez anos de arte e cultura local, sensibilizando os são-joanenses para o conhecimento, a valorização e a proteção de seu patrimônio cultural.

Cerimônia
A cerimônia de inauguração das luzes teve início com a bênção do Monsenhor Paiva, que apesar da chuva, fez questão de estar presente. Luiz Carlos Rodrigues Mendes, agente de negócios da Cemig, recebeu de Alzira, diploma pelos dez anos de participação em todos os eventos. Com esse gesto simbólico, a homenagem da Atitude Cultural, não só à Cemig, mas a todos os patrocinadores, apoiadores, artistas, grupos culturais e entidades. Show de fogos marcou o acender das luzes que teve contagem regressiva sob o comando de Luiz Carlos. Na sequência, foi tocado o hino de SJDR em belo arranjo de Paulo André Tirado para o espetáculo “Sorte Venturosa”, de Cláudia Barreto, e logo após apresentação do projeto “Música XXI” com Toninho Guimarães, Abel Morais, Rafael Dias e André Mendes em seleção musical que homenageou Villa-Lobos.

Participações
Destaque para a participação da comunidade cultural, como a Banda Theodoro de Faria, que tocou sob chuva forte, as bailarinas da Rede do Corpo e suas pernas de pau, aos integrates do projeto Música XXI, aos bonecos gigantes do Mestre Quati, aos integrantes da Coopertur-Lendas São-joanenses, ao Grupo Teatral Senhor dos Montes (Grutsem), à Oficina Livre de Artes Visuais (OLAV), aos participantes do projeto Delícias de Antigamente, entre muitos.
Também foi inaugurada a exposição a céu aberto “10 anos de arte e cultura local – SJDR é dez!”, lançada a agenda e o calendário de mesa 2010 e o portal www.saojoaodelrei-transparente.com.br, no qual todos os colaboradores estão devidamente registrados.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 12/12/09

SJDR é presenteada com diversificação de eventos . Espetáculos e iluminação natalina celebram dia 8
A idade de São João del-Rei sempre é questionada pela população. De elevação à vila são 296 anos, mas existem aqueles que consideram a data da fundação do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar, o que representaria 304 anos. Menos ou mais de 300 anos não importa, o que é necessário é comemorar o aniversário de uma cidade que tem mais de 200 anos de história para contar.
A próxima terça-feira, 8, São João del-Rei celebra seu aniversário com uma diversificada programação. O ápice da festa acontecerá, às 20h, com a inauguração das luzes natalinas da cidade e show pirotécnico. Às 20h30, na Avenida Presidente Tancredo Neves terá a apresentação de um auto de Natal com a Organização Não Governamental (ONG) Teatro de Tábuas, de Campinas (SP), denominado “A Casa da Riqueza”. Segundo o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Ralph Justino, as luzes serão na Ponte da Cadeia, os prédios da Prefeitura, Câmara Municipal e Teatro, o Largo do Rosário e o entorno do Largo de São Francisco.
O espetáculo acontece em um palco de três andares, com seis metros de altura, com efeitos multimídia, malabarismo, fogos e encantamento. Com texto de Marcelo Romagnoli e direção de Jorge Luís Braz, a apresentação traz uma alegoria sobre a busca da felicidade. Misturando várias linguagens cênicas-teatrais, circo, pirofagia, dança, música, vídeo. O auto narra a aventura de Cosme e Juvenal, dois viajantes que correm o mundo atrás da riqueza. Finalmente, chegam na cidade onde está escondida a casa que contém os maiores tesouros do mundo. Mas, para conseguir encontrá-la, precisam vencer os perigos do caminho.
Ainda estão previstos para acontecer, às 19h, no Largo do Rosário o lançamento da agenda e calendário de mesa Atitude Cultural 2010, abertura das exposições Ser nobre é ter identidade “10 anos de arte e cultura local: São João del-Rei é dez!” e “Estrada Real Brasil/Caminho Santiago de Compostela Espanha”. O largo ainda será palco para shows com a Rede do Corpo e o Trio da Universidade Federal de São João del-Rei. Já o Teatro Municipal recebe a Cia. PC e Edna, às 20h, “Um espetáculo chamado mulher”.
Mas a programação de aniversário começa cedo. Das 13h às 17h, o Mirante do Cristo terá uma série de apresentações. Às 13h, será comemorado o aniversário do mirante e da cidade seguido de uma apresentação, às 14h, do grupo de dança de rua, Evolução Jovem, às 14h30, o teatro Escolinha do Prof. Bonifácio. Logo após, às 15h30, apresentação de capoeira com o Movimento Força Jovem, às 16h, os músicos da Orquestra Popular Livre (OPL) se apresentam. As manifestações culturais no mirante encerram às 17h, com espetáculo de flauta com crianças do Movimento Força Jovem.
Ralph Justino explicou que as atrações do dia 8 de dezembro abrem uma série de apresentações que acontecerão na cidade durante o mês de dezembro. “Quase todos os fins de semana teremos uma atividade cultural na cidade. Com isso, conseguimos atrair mais turistas para São João”, explicou. O secretário lembrou ainda que os eventos são iniciativas da prefeitura com a Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei, Atitude Cultural e Sindicato do Comércio.
Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 05/12/09
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.