São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Clipping de Notícias . Carnaval de Antigamente 2010 . Atitude Cultural . São João del-Rei

Descrição

Imagens Carnaval de Antigamente 2010
Dados . Carnaval de antigamente Atitude Cultural . São João del-Rei 2010

Vídeos:
Carnaval de Antigamente . Atitude Cultural . 2010 . 1/3
Carnaval de Antigamente . Atitude Cultural . 2010 . 2/3
Carnaval de Antigamente . Atitude Cultural . 2010 . 3/3
Carnaval de Antigamente em São João del-Rei . 2010 

Matérias em jornais:

Carnaval de Antigamente reuniu famílias no Rosário
A quarta edição do Carnaval de Antigamente chamou a atenção das famílias na tarde do Domingo de Carnaval, dia 14, no Largo do Rosário, em São João del-Rei A matinê teve a presença das bandas Theodoro de Faria e Zé Pereira; pernas de pau, bonecos gigantes; exposição de fotos do saudoso carnaval dos anos 70 e 80; e o 4º. Encontro de Bandas e Marchinhas Antigas. Embalado pelas saudosas marchinhas, os foliões desfilaram, pelo centro histórico da cidade, puxados pelo corso, carros antigos devidamente decorados.
Conforme disse Alzira Agostini Haddad, coordenadora do Atitude Cultural, impera, em todo o imaginário popular de São João, a saudade dos tempos de ouro do carnaval são-joanense da década de 70. “A gente ouve muito falar sobre como o carnaval antigo era bonito e como a cidade ficava decorada. Os corsos, que são os carros antigos decorados, desfilavam pelas ruas, com as bandas e os foliões. As marchinhas são eternas e super conhecidas. Conseguimos juntar os artistas da própria cidade, que são os Pernas de Pau da “Rede do Corpo”, os Bonecos Gigantes do mestre Quati, as bandas Theodoro de Faria e Zé Pereira. Reunimos tudo que era legal da cidade e ficou bacana”, comentou a coordenadora.
Os homenageados deste ano foram José Geraldo Dangelo, o conhecido Jota D’Ângelo e sua esposa, Maria Amélia Dorneles D´Ângelo, a Mamélia, pela contribuição dada ao carnaval de São João del-Rei, nos idos das décadas de 70 e 80. “Eu dedico essa homenagem a todo mundo que faz o carnaval de São João del-Rei, antigos e atuais. O carnaval da cidade está melhorando cada vez mais, voltando ao que já foi na década de 70”, comentou D’Ângelo.

Famílias
O foco do evento são crianças e famílias, sobretudo, por ser domingo à tarde e não ter aglomerações, confusões ou disputa por espaço. “Acho o Carnaval de Antigamente ótimo, porque é um espaço para as crianças pequenas. Dá pra brincar tranquilo. E é muito legal essa iniciativa de resgatar as marchinhas” disse Maria Amélia, 40 anos, residente do centro. O que concorda Maria Isabel Dias, também moradora do centro, ao afirmar: “Acho ótimo! A família pode vir toda e o pessoal mais novo vê uma festa mais tranquila e civilizada. Porque, de uns anos para cá, o carnaval era uma bagunça geral. Ele está se estruturando, tomando fôlego e deve melhorar nos próximos anos”.


Pernas de pau, bonecos gigantes e bandas tocando marchinha relembram o saudoso carnaval dos anos 70 e 80
Fonte: Folha das Vertentes . 2º quinzena de fevereiro de 2010


****

Bloco Carnaval de Antigamente moldura Centro Histórico de São João del Rei

O Bloco Carnaval de Antigamente é uma inovação do antigo, uma forma de retratar o carnaval do ínício do século XX. São João del Rei viveu estes momentos no passado e agora vem tentando retomá-los de forma nostálgica, agregando mais um atrativo ao nosso tão variado carnaval.
Vamos torcer para que esta iniciativa se renove a cada ano e que possa, cada vez mais atrair vários outros colecionadores de carros antigos tornando-se, assim, um grande encontro de confraternização.

   

Fonte: Blog Informe do Município de São João del-Rei . 14/02/2010

****


Fonte: Acontece . Gazeta de São João del-Rei . 20/02/2010

****




Fonte: Jornal Pérolas do Samba . Março 2010

****

Carnaval de Antigamente . Atitude Cultural


Pelo quarto ano consecutivo, São João del-Rei se rende ao encanto do Carnaval antigo. Um corso – cortejo de carros antigos decorados – lançará confetes e serpentinas, exatamente como acontecia
antigamente. Os foliões seguirão o desfile pelo centro histórico. Eles vão brincar e cantar marchinhas
ao som das bandas de música da cidade. O desfile terminará no largo do Rosário, onde acontecerá o baile matinê e o 4º Encontro de Bandas de Marchinhas Carnavalescas Antigas. As bandas que participarão são a Theodoro de Faria, que existe desde 1902, e a carnavalesca Zé Pereira.
Serão homenageados este ano os carnavalescos Mamélia Dorneles e Jota Dangelo. São-joanenses,
Mamélia e Dangelo já estão na galeria dos grandes nomes do teatro, música, artes plásticas, artesanato
e das letrasemMinas Gerais.
O Carnaval de Antigamente Atitude Cultural terá exposições e oficinas vivas de máscaras do grupo
Calanquê e Bonecos Gigantes do Mestre Quati. As crianças aprenderão a fazer suas próprias máscaras.
Pernas de pau e malabares ficarão por conta da Rede do Corpo Companhia de Dança, que com o seu
trabalho aprimorado tem se apresentado em grandes espetáculos na cidade e pelo país afora.
O Carnaval de Antigamente Atitude Cultural tem o patrocínio do governo de Minas Gerais por
intermédio da Cemig e da lei de incentivo à cultura do Minc - Ministério da Cultura e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura eTurismo.
As novidades de 2010 são as exposições virtuais com fotos do Carnaval de São João del-Rei da década de 1970, do fotógrafo Victor Bello (filho de outro fotógrafo, André Bello) e a exposição virtual interativa “Carnaval de Antigamente em São João del-Rei”. As fotos de arquivos pessoais podem ser enviadas para o e-mail atitudeculturalsjdr@gmail.com
As duas exposições podem ser vistas a partir do dia 12 de fevereiro, no site www.saojoaodelreitransparente.com.br.  Nesse portal, podem ser vistos os eventos dos Carnavais de Antigamente de 2006 a 2009.

Jornal Especial de Carnaval 2010 . São João del-Rei
Editor José Mário de Araujo


****

Marchinhas, bonecos gigantes e automóveis antigos compõem a festa
Marchinhas, bonecos gigantes e automóveis antigos compõem a festa
Carnaval de Antigamente é atração em SJDR . Exposição virtual é a novidade deste ano


Com o propósito de resgatar, revitalizar e valorizar a identidade cultural de São João del-Rei, a quarta edição do Carnaval de Antigamente promovido pela Atitude Cultural promete atrair um público saudoso do tempo em que os carnavais eram embalados por marchinhas e marcados por decorações impecáveis nas ruas e nos automóveis. O evento acontecerá no domingo de Carnaval, 14, a partir das 16h, no Largo do Carmo e contará com uma programação variada.
Para garantir a musicalidade típica, o Carnaval de Antigamente será composto pelo 4º Encontro de Bandas de Marchinhas Antigas. As bandas Theodoro de Faria e Zé Pereira, escolhidas a fim de valorizar os grupos locais, também já são presenças confirmadas no evento. “Vamos ter ainda o Corso, automóveis antigos decorados que vão desfilar pelas ruas do Centro Histórico”, completou a coordenadora da Atitude Cultural Projetos sócio-culturais, Alzira Agostini Haddad. Uma exposição e oficina viva de máscaras e malabares, além da presença dos bonecos gigantes do mestre Quati, deverá envolver e divertir o público infantil.
A novidade da edição ficará por conta da Exposição Virtual Carnaval de São João del-Rei na Década de 70, com fotografias de Victor Bello, e da Exposição Virtual Interativa, que reunirá fotos do Carnaval local na galeria do portal saojoaodelreitransparente.com.br. “Revendo as fotografias antigas desses carnavais passados nós revivemos e nos surpreendemos com a lembrança dessas épocas. A gente que viveu o Carnaval antigo em São João sabe o valor exato dessa época que foi muito feliz”, ressaltou Alzira. Quem tiver fotos antigas de carnavais na cidade pode enviá-las para o email atitudeculturalsjdr@gmail.com. A partir da próxima sexta-feira, 12, elas poderão ser visitadas no portal.
Homenageados
O Carnaval de Antigamente Atitude Cultural 2010 vai homenagear o casal Jota Dangelo e Maria Amélia Dorneles, Mamélia, figuras importantes no cenário carnavalesco local e reconhecidas pelos trabalhos desempenhados. Agradecido pela “generosidade e lembrança” dos organizadores, Dangelo destacou que a homenagem não deve se restringir a ele: “Carnaval é feito por muita gente. Divido esse prêmio com todos que saíram na escola naquela época, que colaboraram para que os carnavais acontecessem”.
Segundo Mamélia, foi o marido seu grande mestre no teatro e no Carnaval. Ela contou que já se interessava pela festa, mas conhecia mais o Carnaval de Salão, e foi Dangelo quem a apresentou a modalidade de rua. Assim, o casal firmou uma parceria que acabou fazendo parte da história do Carnaval da cidade. “Quando alguém é homenageado, as pessoas devem indagar o porquê de ele ter sido escolhido. Gostaria então que todos indagassem e descobrissem as características e a beleza do Carnaval antigo de São João para que ele pudesse continuar a existir”, ressaltou Mamélia.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 06/02/2010

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.