São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Museu das Reduções em Amarantina . Ouro Preto

Descrição

O Museu das Reduções está de portas abertas para o público nessas férias de julho. Localizado no distrito de Amarantina, a 25 km de Ouro Preto-MG, o visitante tem a possibilidade de conhecer réplicas reduzidas dos principais monumentos históricos nacionais, construídos com o mesmo material empregado nas construções dos edifícios originais.
“Todas as réplicas confeccionadas foram sugeridas pelas secretarias de cultura dos estados a que pertencem. Ao visitar o Museu, as pessoas têm acesso a monumentos reduzidos que chamam bastante a atenção do público, como a Fazenda do Resgate, de Bananal/SP, a Usina de Marmelos Zero, de Juiz de Fora, a Igreja da Pampulha, de Belo Horizonte, e a Casa dos Contos, de Ouro Preto, dentre outros”, conta Carlos Alberto Xavier de Vilhena, diretor do Museu.
A história do Museu começou em 1978, quando os irmãos Ênio, Décio, Sylvia e Evangelina Vilhena, todos aposentados, começaram a construir miniaturas de importantes edifícios brasileiros. A primeira réplica confeccionada pela família foi a Igreja de Nossa Senhora das Dores, de Campanha/MG. Atualmente, o Museu conta com 29 réplicas reduzidas de 15 estados brasileiros e recebe, em média, mil visitantes por mês.
O Museu das Reduções funciona diariamente (exceto às terças-feiras), das 9h às 17h, e está localizado na Rua São Gonçalo, 131, a 25 km do centro histórico de Ouro Preto, no distrito de Amarantina. Para mais informações sobre a instituição, entre em contato pelo telefone (31) 3553-5182.
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.