São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Estado investe nas redes sociais para fortalecer o combate à dengue

Descrição

A convocação para a guerra contra a dengue começou também na internet. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou, nesta quinta-feira (20), o site www.guerracontraadengue.com.br e relançou o Dengue Ville, aplicativo instalado no Orkut que foi sucesso absoluto da rede, com mais de um milhão de usuários.
A iniciativa da criação do site surgiu da necessidade de desenvolver ações de mobilização social também na plataforma digital, considerando os índices alarmantes que a doença vem atingindo em todo o país e ao gradativo crescimento da epidemia em Minas Gerais.
A estratégia é usar o site para formar uma base de comando por meio do alistamento. O avanço da tropa e a implementação de forças tarefas serão feitas pelas mídias sociais (Orkut, Facebook e Twitter). Os outros meios de comunicação também serão usados como mídias de apoio.
O site apresenta uma parte institucional e é dividido por sessões: por que se alistar, como combater, aliados, unidades de saúde, próximos combates, depoimentos de guerra e o blog. Lá, ainda é possível saber, após se cadastrar, quais os postos de atendimento mais próximos da residência do internauta e onde a força tarefa irá passar nos próximos dias. Também é possível assistir a um chamado em vídeo do secretário de saúde.
O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, ressaltou a satisfação em contar com tantas parcerias e a repercussão da ação do Governo de Minas de combate ao mosquito da dengue, que nas primeiras semanas de janeiro já apresentou uma melhora no quadro de casos, quando comparados ao mesmo período de 2010.
“Governo e sociedade vêm se mobilizando para transformar esse quadro da dengue, mas ainda há muito a fazer. Ações como esta e também como a Força Tarefa e o Dengue Móvel vêm também para reforçar o enfrentamento. Além disso, precisamos inovar pra almejar resultados positivos para uma luta que já dura 15 anos. Essa ação não é um capricho, mas tem uma fundamentação importante: o engajamento de cidadão para reeducação e mudança de cultura e a conscientização de que todos têm um papel cívico a cumprir”, concluiu.
Durante a cerimônia de lançamento, o diretor de Web da empresa responsável pela criação do site, Anderson França, parabenizou o secretário de saúde pela visão e iniciativa. Ele ressaltou a importância da internet nesse tipo de mobilização. “Tornar as redes sociais e o ambiente web grandes aliados no combate à dengue é fundamental. Além disso, sabemos que hoje é mais fácil envolver, informar e engajar pessoas pela internet”.
Para o diretor de Criação da Web da agência de publicidade, Raynner Patry, a necessidade de que a sociedade adote um novo comportamento perante a dengue moveu esforços para que essa ação na internet fosse concretizada, levando em conta também que a web no Brasil, hoje, registra índices de 81,3 milhões de usuários, o que corresponde a 54% da população. “Como as redes sociais se tornaram uma rotina, as pessoas buscam cada vez mais novidades e estarem conectadas. Além disso, é uma ferramenta democrática, pois atinge todas as classes sociais, de A a E”.
Outra novidade apresentada foi a futura inclusão do mesmo aplicativo no Facebook, já que o Orkut, apesar de ser a maior rede social do Brasil e responsável pela popularização do segmento, sofreu significativa queda nos acessos. Esses internautas possivelmente migraram para o Facebook, que tem surpreendido com números positivos e teve os usuários duplicados no Brasil, de 2009 para 2010. Segundo pesquisas, do total de pessoas que não têm acesso às redes sociais, 34% apresentam interesse em fazer parte desse tipo de ferramenta.

Garoto Força Tarefa
O evento contou, ainda, com a presença ilustre do garoto Gabriel Miranda, de 10 anos, morador de Divinópolis. Ele ficou conhecido por “garoto força tarefa” devido a sua grande mobilização para retirar focos de dengue de sua casa e dos vizinhos para trocar por material escolar. Ao todo, o garoto eliminou sozinho o que representaria mais de 200 possíveis criadouros do mosquito.
Graças a sua ação exemplar, Gabriel foi presenteado com um laptop, doado pela empresa Ricardo Eletro, parceira da campanha do Estado, que foi entregue pelo secretário de saúde. “Para juntar as garrafas e latas que consegui, pedi ajuda aos meus colegas de escola. Falei para eles da importância de não deixar água parada para ninguém ficar doente. Eu já peguei dengue duas vezes e é muito ruim. Fiquei internado, com febre e dor. Temos que deixar tudo limpo, pois a dengue pode matar”, contou.

Íntegra da matéria
Fotos: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/fotos/recentes
Fonte: Agência Minas

Cartilha sobre a Dengue

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal  
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso 
contato
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.