São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

São Tiago . Minas Gerais

Descrição

Cultura
Em São Tiago as festas não param. Desde seus primórdios, a cidade vem realizando festas tradicionais sejam elas religiosas ou não. Nossa cidade, até hoje, ainda mantém muitas de suas tradições, sempre conseguindo aglomerar são-tiaguenses que moram fora, turistas e gente de todo o país.
Durante todo ano a cidade comemora celebrações para todos os gostos. São eventos populares, folclóricos, religiosos e muitas outras agitações que atraem pessoas de várias localidades. Confira abaixo o calendário de eventos:

Folclore
Logo no início do ano, é o folclore quem anima o município. No dia seis de janeiro a Folia de Reis, que conta a história dos Três Reis Magos, percorre as ruas da cidade com suas músicas fortes e com seus mascarados, não só na sede, mas em Mercês de Água Limpa e comunidades rurais.

Festa de São Sebastião
Também em janeiro, mas no dia 20, acontece a festa de São Sebastião. Ao lado da capela que recebe o nome do santo, no bairro Cruzeiro, barraquinhas e leilões fazem a festa dos devotos de São Sebastião.

Carnacapela
O Carnacapela é o carnaval antecipado de Mercês de Água Limpa, que ocorre 15 dias antes do carnaval tradicional.

Carnaval
Com data flexível, mas geralmente comemorado em fevereiro, as avenidas abrem alas para o carnaval passar. Com alvorada e bloco carnavalesco sábado é o início oficial do reinado de Momo. Durante os quatro dias de folia, os foliões podem de divertir no Rio do Peixe, a sete km da cidade, ou curtir o carnaval de rua que anima pierrôs e colombinas.

Quaresma
Passada a festa, é hora de reflexão. Durante os 40 dias da Quaresma ocorre um cerimonial que causa medo em muitas pessoas e povoa a imaginação dos católicos. A Encomendação de Almas, ritual com mais de um século de tradição, sai do cemitério a meia noite e, com cânticos e instrumento conhecido como matraca, percorre as encruzilhadas da cidade para buscar a salvação das almas que estão no purgatório.

Semana Santa
Com o fim da Quaresma vem a Semana Santa. Com várias procissões e cultos religiosos, os fiéis revivem a história de Cristo. No sábado, o tradicional baile de Aleluia anima a cidade.

Festa de Santo Antônio
Em junho há mais uma festa religiosa. Para comemorar o aniversário de Santo Antônio, a capela que tem como padroeiro esse santo, realiza a trezena com missas em sua devoção, além de festa com barraquinhas e leilões no bairro Cerrado.

Festa de São Pedro da Carapuça
A tradicional Festa de São Pedro acontece todos os anos no dia 29 de junho, antecedida do tríduo e festa do Sagrado Coração de Jesus. A Comunidade de São Pedro da Carapuça organiza com grande garbo esta festividade em honra a São Pedro. Pessoas de diversas localidades vem participar dos festejos. Na comunidade, nos dias da festa tem barraca, leilões e fogueira.

Festa de São Tiago
A partir da segunda quinzena de julho é a vez do padroeiro e do município comemorarem anos. São Tiago dia 25 e a emancipação política dia 26. Durante este período, além dos cerimoniais religiosos, bailes e shows de rua animam moradores e turistas que lotam a cidade.

Festa do Café com Biscoito
Quando entra setembro e a primavera, são os biscoitos que dão cor, cheiro e sabor à cidade. Na Festa do Café-com-Biscoito o município põe a mesa e recebe seus convidados para experimentarem as deliciosas guloseimas feitas nos fornos que aquecem a economia local. O evento sempre acontece no final de semana da segunda semana de setembro.

Tradicionais Festas de Setembro
No final do mês de setembro, acontece no distrito de Mercês de Água Limpa, a tradicional festa e novena em honra a Nossa Senhora das Mercês (26/09), padroeira da paróquia de do distrito. Está festa movimenta o distrito que recebe visitantes, devotos e amigos. Pois além da parte religiosa tem barraquinhas, leilões e bandas musicais.

Festa à Fantasia
Em dezembro, dia 30, é a vez da Festa à Fantasia. Com roupas divertidas e inusitadas, os fantasiados participam de um concurso em que é eleita a melhor veste.

Fonte: Portal São Tiago

Doações mantêm viva a Casa de Memória de São Tiago
Forno na Praça pode aquecer economia (São Tiago)

***

São Tiago: acesso ao cinema através do Cineclube Audiovisuai



Mariana Fernandes, coordenadora e produtora do Cineclube

OBS.: Utilize o Sistema de Busca deste clicando em Cineclube AudiovisUAI  para ter acesso ao histórico de eventos deste projeto

Todos os domingos, o Rotary Club de São Tiago recebe as sessões do Cineclube Audiovisual, projeto sem fins lucrativos que tem como objetivo democratizar o acesso a poduções cinematográficas e valorizar o cinema nacional. Em uma sala com capacidade para aproximadamente 70 pessoas, filmes que são na sua maioria do acervo da Programadora Brasil são exibidos. “Procuro fazer a programação com base em pesquisas de interesse da população, preferências por assuntos e também conforme avalição de cada sessão”, diz Mariana Fernandes, coordenadora e produtora do projeto.
A idéia de montar um cineclube, espaço destinado à exibição, reflexão e produção audiovisual em São Tiago surgiu há dois anos. Mariana, que atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), diz que “vislumbrava a possibilidade de se discutir políticas, culturas, linguagens e sociedades com a comunidade em geral, não só a acadêmica, a partir do cinema” quando ainda era estudante de Filosofia na mesma instituição.
Desta forma, procurou então o representante da Ong FOCEST (Fórum Cultural e de Empreendimentos de São Tiago), que tem parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, para apresentar sua ideia, porém não havia verba para colocar o projeto em prática.
Em 2009, surgiu então a oportunidade de participar de um edital do Ministério da Cultural que selecionaria 150 projetos no Brasil que beneficiassem cidades com até 20 mil habitantes. A proposta do Cineclube Audiovisuai foi aprovada, alcançando a 26ª colocação nacional e a 3ª em Minas Gerais.
Após fazer um curso de capacitação em Belo Horizonte, a produtora do cineclube fez parceria com a Prefeitura de São Tiago, que subsidia a manutenção e os gastos, com o Rotary que cede o local onde as sessões são exibidas e com o FOCEST que apóia o projeto. “Recebemos todos os equipamentos, filmes e cursos e foi inaugurada a primeira sessão no dia oito de agosto”, diz a idealizadora.
O projeto que tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois, “beneficia a comunidade por vários motivos: lazer; gratuidade das atividades; acesso a obras alternativas; acesso ao nosso cinema e cultura brasileira; oportunidade de discutir assuntos e gerar ações por parte da própria comunidade” ressalta Mariana.
O filme Terra Deu, Terra Come, fez sucesso quando foi exibido, e será exibido novamente na Semana da Consciência Negra. Mariana conta que se “trata de uma história semelhante a da nossa localidade: ciclo do ouro em Minas e lendas acerca desse período”. Outro filme que a população gostou foi Por 30 dinheiros, “uma comédia altamente crítica que repisamos também a pedido do público. Trata-se da encenação da paixão de cristo com aquele humor inteligente do cinema nordestino”, diz a coordenadora do projeto.

A programação
As sessões acontecem todos os domingos na sede do Rotary Club de São Tiago, na rua Estados Unidos, nº80, bairro Nações Unidas. A entrada é franca.

Ana Pessoa Santos
Fonte: Observatório da Cultura . Comunicação Social - Jornalismo . UFSJ

Mais informações

Cachaça será um dos temas do Cineclube AudiovisUAI

O Cineclube AudiovisUAI, que todos os domingos, desde 2010, vem inserindo pessoas no mundo do cinema, continua em São Tiago apresentando filmes em sessões gratuitas para a população. Como já é de costume do projeto, todo mês é apresentada uma proposta de tema ou direcionamento para as exibições e, em abril, com tantas comemorações, o Cine abre espaço para celebrações de Tiradentes – Inconfidência Mineira, cultura indígena e a presença da cachaça na cultura brasileira.

São-tiaguense são presenças certas nas sessões do Cine AudiovisUAIl

Além dos assuntos que serão destaque no decorrer do mês, a abertura do Cineclube de abril já contou com uma celebração pelo Dia do Livro Infantil, com um Café Literário no último domingo, 7. A coordenadora e autora da iniciativa, Mariana Fernandes, explicou que a ideia para o mês é fazer uma brincadeira com as três palavras-chaves que farão parte das apresentações. “Durante a sessão comentada, que teve a participação especial do grupo Café Literário: Literatura além da escola, nós achamos que poderíamos fazer uma brincadeira com os termos café, cachaça e vinho. Todos estão presentes nas apresentações de abril e de uma maneira cultural conversam entre si, por estarem inseridos na nossa história”, disse. Ainda segundo Mariana, todas as sessões do Cineclube Audiovisuai são gratuitas e contam com debates após as exibições.

Cachaça e história
Amanhã, 14, o tema que entra literalmente em cena é iguaria conhecida e muito apreciada pelos mineiros: a cachaça, símbolo de Minas e o segundo produto mais lembrado referente ao Brasil.

A importância e a história da bebida se misturam à cultura tanto brasileira quanto mineira, e é isso que a sessão do Cineclube, que exibirá o filme Estrada Real da Cachaça, no Centro Artístico e Cultural, às 19h, tenta mostrar. Segundo Mariana, o documentário de 2008, que tem direção de Pedro Urano e será apresentado pela primeira vez na região, “faz uma retrospectiva em toda a história do mineiro com a cachaça e procura explicar, por fim, o hábito constante de consumir a cachaça, está presente não só nas serras mineiras, mas em todo o país”. Para ela, o filme conversa com os outros temas apresentados no mês de abril, por passar pela cultura afro-brasileira, com a influência dos negros no consumo da bebida e, também, pela cultura indígena, já que os índios também são hábeis apreciadores da iguaria.


Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato

Video

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.