São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Banda Municipal Santa Cecília

Data de início das atividades

1968

Responsável pelo órgão/cargo

José Antonio da Costa

Endereço

Rua Gomes Pedroso, s/n. (Barracão da Secretaria de Obras)

Telefone

3379-2900 (Prefeitura Municipal)

Atividades/Serviços

Contribua para a criação de uma Rede de grupos e instituições atuantes de nossa cidade. Cadastre ou atualize seus dados em MELHORES PRÁTICAS/ENTIDADES de SJDR e ganhe o SELO ODS/ESG SJDRT.


Brasão da Banda Municipal Santa Cecília. Homenagem em Tapete de Rua na Semana Santa cultural 2011.
Foto: Alzira Agostini Haddad

A Banda Municipal toca em apresentações de teatro, procissões, inaugurações, eventos distritais; além de convites de encontros de bandas em outras cidades. O repertório é variado, indo da música erudita à popular, com o intuito de atender às diversas necessidades do município.

Agenda

As datas são marcadas de acordo com as requisições feitas.

Publicações

 Apesar de ter mais de 40 anos, Banda ainda não possui um CD gravado.

Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

Para requisitar os serviços da Banda Santa Cecília, é necessário o envio de ofício à Secretaria de Administração ou ao Gabinete do Prefeito. A Banda não cobra para fazer apresentações, apenas em caso de contratos especiais ou com finalidade lucrativa de eventos. Atualmente, ela não faz a formação de músicos. O ingresso de novos membros acontece mediante a necessidade da Banda.

Perfil dos membros

 São 37 músicos em atividade, sendo que cerca de 80% são contratados e recebem ajuda de custo.

Parceiros

A Banda é vinculada e subordinada à Prefeitura Municipal de São João del-Rei. Não há vinculo com entidades comerciais de qualquer espécie.

Histórico

A Banda foi fundada em 1968, por iniciativa do ex-prefeito, Milton Resende Viegas. Ele investiu na formação da Banda Municipal e convidou alguns integrantes da Banda do Rio das Mortes para serem funcionários da Prefeitura, com o compromisso de tocar na Banda. A formação inicial contou com 36 músicos e a primeira apresentação aconteceu em 1969. Os ensaios, no entanto, aconteciam durante o dia, o que atrasava os serviços paralelos dos músicos, alguns trabalhavam para o poder público e outros tinham profissões diversas: estudantes, pedreiros, carpinteiros. Então, foi criada uma gratificação paralela, no valor de 50% do salário, para que eles passassem a trabalhar à noite. Com isso, a Banda consegue se manter por 42 anos de forma ininterrupta, conciliando os ensaios noturnos com as atividades diurnas de seus músicos.

Principais problemas/dificuldades da área atuante

A Banda não possui uma sede adequada para os ensaios. A sala que ela ocupa atualmente é pequena e não tem ventilação adequada. Além disso, a acústica não ajuda, visto que o local não tem isolamento e fica ao lado de um sistema de bombeamento de água do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Damae), o que atrapalha o desempenho sonoro. “Nossos ensaios são de 19 às 21h. Mas não ficamos o tempo todo na sala para não prejudicarmos os músicos. Isso aqui é uma sauna”, disse o regente José Antônio da Costa.
Faltam também, profissionais para cuidarem da sede e gerirem o patrimônio, como técnicos em administração, contabilistas e auxiliares de serviços gerais.

Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade

Maior investimento em músicos amadores e em viagens para a troca de experiências.

Info

Tipo de sustentabilidade econômica: Verba do Executivo Municipal.

Não há um investimento periódico na conservação da Banda. Cada músico leva seu instrumento para casa e faz a manutenção por conta própria.

 

Data da coleta dos dados

17 de fevereiro de 2011

Responsável pelas informações

José Antonio da Costa

Galerias

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.