São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

III semana do Meio Ambiente em São João del-Rei . 31 de maio a 12 de junho

Data

12/05/2010

Cidade

SJDR

Local

Vários

Descrição

3ª Semana tem conscientização e Fórum

Com duração de 31 de maio a 12 de junho, a 3ª Semana Municipal de Meio Ambiente busca levar a conscientização ecológica a todas as escolas municipais são-joanenses, com palestras, caminhadas e plantio de mudas. Os pontos altos serão os debates da Reunião do GD-1 (Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Grande), às 9 horas do dia 8 de junho, no auditório do campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); e, no dia 9, o Fórum “Gestão de Resíduos Sólidos e Lixo”, que inicia às 8 horas no auditório do campus Santo Antônio da instituição de ensino superior. A Secretaria de Meio Ambiente não participa da organização da Semana.
   A Semana tem com objetivo reunir uma Rede Ambiental com a participação dos diversos segmentos da sociedade e instituições para amadurecer e fortalecer ideias, propostas e ações para proteger o meio ambiente. A comissão organizadora ressaltou o caráter integrador do evento. “Há muita gente preocupada, mas estamos isolados. Queremos unir todos em torno de uma meta em comum e saber onde queremos chegar. Temos ferramentas à nossa disposição, mas não conseguimos utilizá-las de maneira participativa”, afirmou o engenheiro florestal do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Reginaldo da Silva Alves. 

Sem a Secretaria
   Segundo um dos organizadores do evento, Antônio Claret, do Instituto Apoiar, a Secretaria de Meio Ambiente não se envolveu na preparação da Semana de Meio Ambiente, nem tem representatividade na comissão organizadora. “A Secretaria foi convidada, mas não está presente fisicamente. Talvez porque o secretário Celso Sandim assumiu o cargo há pouco tempo. Faremos novo convite para o Fórum”, afirmou Claret. 
   Por outro lado, o secretário afirma que a Secretaria de Meio Ambiente está à disposição para contribuir com o que for necessário. “A Secretaria já faz esse trabalho o ano todo e, durante a Semana, vamos intensificar. Vamos dar todo o apoio e também temos nossa programação em paralelo. A organização do evento está de parabéns pela iniciativa, isso é bom para a conscientização da população”, disse Celso Sandim. 

Ações não acontecem
   O analista ambiental do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade, Fabio Luis Vellozo de Mello, disse que é importante o caráter integrador da Semana para concretizar as ações de preservação ambiental. “Nosso trabalho pode ser incipiente, mas estamos em busca de uma mudança de atitude. Queremos preencher lacunas para que as coisas comecem a acontecer. É fácil falar de preservação ao meio ambiente, mas nada de concreto foi feito”, afirmou Fabio Luis. 

Fóruns e debates
   A Reunião do GD-1, que reunirá 33 cidades no dia 8 de junho, é a grande expectativa da Semana. Na ocasião, os conselheiros discutirão o gerenciamento das águas e afluentes da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Grande e, às 14 horas, haverá a palestra “Papel do espaço rural na disponibilização de água”. 
   O Fórum, que acontece no dia 9 de junho, tratará sobre o tema “Gestão de Resíduos Sólidos e Lixo”. Diversos segmentos da sociedade, técnicos e políticos debaterão sobre os problemas ecológicos da região tentando buscar soluções. Há três mesas: ‘Catadores’, ‘Legislação’ e ‘Plano de Gestão de Resíduos Sólidos’. “Convidamos a população para discutir a coleta seletiva, tratamento de esgoto, aterro sanitário e se informar sobre o destino dos resíduos sólidos. O Fórum terá caráter deliberativo, vamos elencar propostas e, em parceria com o Legislativo, tentar transformá-las em leis”, informou Antônio Claret, organizador da Semana. 

Problemas
   A Semana conscientiza os cidadãos e alunos para a educação ambiental, através de caminhadas, palestras, plantio de mudas e limpeza das ruas. Contudo, espera-se que velhos problemas da cidade sejam pensados como: criação de uma Lei de Meio Ambiente, reformulação da Lei Orgânica, reestruturação do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema); e Aterro e Esgotamento Sanitários. “Queremos debater todos esses problemas. O Codema parece estar desativado, nossa Lei Orgânica está ultrapassada e não temos lei ambiental. Quando visitei o Aterro Sanitário, o que vi foi um ‘Enterro Sanitário’, tentaremos estabelecer propostas e soluções”, afirmou Claret. 

Programação
   A 3ª Semana do Meio Ambiente já começou com palestras e plantio de mudas nas escolas urbanas e rurais. Confira a agenda a partir deste fim de semana: 
• 5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente. Haverá blitz ecológica em diversos pontos da cidade; 
• 6 de junho: 8 horas - Missa no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos; 
• 7 de junho: 8 horas - Ancinho Humano – limpeza das margens do Córrego do Lenheiro; 
• 8 de junho: 9 horas - Reunião do GD-1 no auditório do campus Dom Bosco da UFSJ e, às 14 horas, palestra “Papel do espaço rural na disponibilização de água”; 
• 9 de junho: 8 horas - Fórum “Gestão de Resíduos Sólidos e Lixo”, no auditório do campus Santo Antônio da UFSJ; 
• 10 de junho: 8 horas - Evento cultural e educativo no Bairro de Matosinhos; 
• 11 de junho: 8 horas - Visitação aos stands ecológicos na Avenida Tancredo Neves; 
• 12 de junho: Encerramento – Dia Regional Sem Carro. A partir das 9 horas: Cãominhada, Passeio Ciclístico, Caminhada da Terceira Idade com Seresta da Asap e Ato Ecumênico no Marco Zero da Estrada Real. 


A abertura do evento, na manhã de 31 de maio, foi em frente a sede do 38º BPM

Fonte: Folha das Vertentes . 1ª quinzena/junho/2010

São João del-Rei realiza Semana do Meio Ambiente


O planeta comemora hoje, 5, o Dia Mundial do Meio Ambiente e São João del-Rei, desde a última segunda-feira, 31 de maio, realiza a III Semana do Meio Ambiente. Para celebrar a data de hoje, os organizadores do evento resolveram fazer diversas blitzen ecológicas, a partir das 8h, nas cidades de São João del-Rei e Santa Cruz de Minas. Entre as programações que se seguem até o dia 12, acontecerá uma gincana entre as escolas de São João visando o recolhimento de óleo de cozinha usado que será reciclado para a fabricação de biodiesel. “Já temos a confirmação que todas as escolas municipais irão participar da gincana e acredito que teremos adesão também das escolas estaduais. Esta iniciativa será uma maneira de contribuir para a preservação do meio ambiente e como prêmio deveremos oferecer para a escola vencedora um computador”, explicou o responsável pela gincana Carlos Luiz Vallim.

Outros destaques da III Semana do Meio Ambiente serão a limpeza das margens do Córrego do Lenheiro que acontecerá nesta segunda-feira, 7, e o Fórum de Gestão de Resíduos Sólidos, que será realizado, na próxima quinta-feira, 9. A programação completa do evento pode ser conferida no site www.institutoapoiar.org.br.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 05/06/2010




São-joanenses discutem meio ambiente em evento
Semana encerra, mas escolas realizam gincana até julho

Estudantes, militares e população de São João fizeram um mutirão de limpeza no Córrego do Lenheiro na última segunda-feira. Iniciativa fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente

A III Semana do Meio Ambiente de São João del-Rei chega na reta final. Depois de palestras, limpeza de córregos, blitzen ecológicas, desfiles e stands que apresentaram diversas maneiras de contribuir para melhorar o meio ambiente, não só na cidade, como em todo o planeta, hoje o evento encerra com caminhadas, passeio ciclístico, ato ecumênico e uma mobilização denominada Dia Regional Sem Carro. 
Para um dos organizadores do evento, o engenheiro agrônomo da Emater de São João del-Rei, Paulo Roberto Silva, a Semana do Meio Ambiente teve um saldo positivo. “O evento me surpreendeu sobre todos os aspectos. Tivemos uma grande participação tanto dos órgãos públicos, como da população em geral. Nós sabemos que temos muito a fazer, mas esta semana foi um primeiro passo. De agora em diante faremos um balanço do que conseguimos este ano para começarmos a elaborar imediatamente o evento de 2011. Acredito que atingimos o que esperávamos”, destacou.
A programação hoje começa às 9h, simultaneamente em São João del-Rei e Santa Cruz de Minas. Diversas pessoas sairão em destino ao Marco Zero, onde será celebrado um ato ecumênico. De Santa Cruz partirá a Caminhada da Terceira Idade e a Cãominhada. De São João diversos ciclistas sairão da Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos. “Será uma bela comemoração com a junção das duas cidades e com a celebração que será presidida por um padre, um pastor e um representante da Igreja Messiânica”, informou Silva.

Gincana
A semana irá se estender até o próximo mês, com uma gincana entre as escolas de São João del-Rei que irá recolher óleo de cozinha usado para a reciclagem. O organizador deste evento e funcionário da Escola Caminho do Sol, Carlos Luiz Vallim, informou que a gincana será aberta oficialmente na próxima terça-feira, 15, e terminará no dia 15 de julho. “Resolvemos recolher o material durante um mês para conseguirmos atingir a meta da empresa Recóleo, de Belo Horizonte, que estipulou no mínimo 2.000 litros de óleo para fazer a coleta”, explicou.
Mesmo com essa quantidade, Vallim acredita que o número será facilmente atingido. “Nós teremos a participação de todas as escolas municipais e algumas estaduais. Muitas inclusive já começaram a recolher o óleo usado, como é o caso da Escola Municipal Maria Teresa que já arrecadou mais de 200 litros”.
Segundo a vice-diretora, Maria Silvia Campos de Souza, todos os alunos e funcionários da Escola Maria Teresa estão muito comprometidos com a gincana. “Conseguimos de imediato uma grande adesão de todos. As pessoas ficaram muito felizes com este projeto, pois além de ajudarem o meio ambiente, eles têm a certeza que este material será reaproveitado corretamente”.
Essa também é a opinião dos alunos da escola Caminho do Sol, que abraçaram a campanha e já estão fazendo as suas contribuições. Thaís de Oliveira Resende Jacinto, 10, ressaltou que está mobilizando toda a sua família para a aquisição do material. “Fui na casa da minha tia e vi que ela guardava o óleo usado. Ela me disse que não tinha para quem doar, quando falei da gincana ela ficou muito feliz, e com isso eu ajudei a minha tia e a natureza”, explicou.
A preservação do meio ambiente também foi a motivação de Maria Clara Delmônaco de Almeida, 8. “Acho muito legal, porque vamos ajudar a não poluir a natureza”, e de Caio Augusto Vale Andrade, 7, que apesar da pouca idade já demonstra consciência ecológica. “Sabia que já podíamos utilizar o óleo usado para fazer sabão e agora estamos aprendendo que o óleo pode ser utilizado para fazer várias outras coisas”.
A diretora da Escola Caminho do Sol, Liliane Aparecida dos Santos Dutra, acredita que este projeto poderá ser ampliado para toda a cidade. “Podemos observar que as escolas abraçaram esta causa e agora queremos que toda a população se mobilize”.
O coordenador da gincana explicou também que a escola que conseguir mais litros de óleo será premiada com um computador. As pessoas que quiserem contribuir podem se dirigir aos colégios envolvidos na campanha. Vallim ressaltou também os benefícios que este gesto irá proporcionar para a natureza. “São vários pontos de coleta, afinal todas as escolas municipais e oito estaduais estão participando da gincana. E nunca é demais lembrar que um litro de óleo polui 1.000.000 de litros de água”, explicou.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 12/06/2010
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL