São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Show de Lançamento do CD “O TenOR e o VioleiRO” . Chico Lobo e João de Souza

Data

30/03/2013

Hora

20h30

Cidade

SJDR

Descrição

O Teatro Municipal de São João Del Rei recebe nesse dia 30 de março, sábado de Aleluia, Às 20h30 o concerto de lançamento do cd O Tenor e o Violeiro – com o tenor João Di Souza e o violeiro sanjoanence Chico Lobo. O encontro de duas grandes forças da música no palco: a voz de um tenor lírico e a viola caipira brasileira.
Desse surpreendente e inédito show, "O Tenor e o Violeiro", nasce um cd de emoções e lirismo. O cantor lírico João di Souza e o violeiro Chico Lobo celebram 20 anos de amizade pessoal e profissional e tecem um trabalho que trás no repertório, clássicos da música erudita que se misturam aos clássicos da viola caipira. Carregados de tradições - uma européia e outra criada nos sertões brasileiros -, nos encontramos na história dos trovadores antigos europeus que cantavam e tocavam seus alaúdes e dos cantadores brasileiros que cantavam e tocavam a vida do sertanejo. Essa fusão histórica nos remete a tempos antigos e ao mesmo tempo contemporâneos, onde a música funciona como um grande livro aberto, com as histórias e as emoções que nos leva a viajar por tempos vividos ou imaginados.

 . O Concerto:

O Repertório

“O Sole è Mio” (de Giovanni Capurro e Eduardo diCapua e Alfredo Mazzucchi) - já interpretado por grandes nomes como Luciano Pavarotti -, se encontra com o “Luar do sertão” de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco, juntamente com “Quem Sabe” de Carlos Gomes. E “Tristeza do Jeca” de Angelino de Oliveira. Além de canções autorais inéditas de Chico Lobo e uma, de João Di Souza.
Um encontro que emociona pela riqueza e pela grandeza dos artistas envolvidos. Sem dúvida, um maravilhoso presente ao público que pode conferir - literalmente -, de olhos fechados!

. Do Tenor para o Violeiro

Chico Lobo me surpreende. Quando ouço sua viola, simples, mas não simplória - segura e eficiente, ouço toda uma história de amadurecimento, coragem e criatividade. É a sensação de ouvir um mestre de congado ou capitão de folia que canta não para se mostrar, mas para cumprir uma função sagrada. Chico dialoga com destreza em diversos universos sonoros (vide sua discografia) colocando sua viola de fitas e crenças em parcerias inusitadas. Não é somente um instrumentista virtuoso, é muito mais que isso. É um artista que não deixa de lado sua tradição, história e está tudo aqui gravado e registrado nesse disco.

. Do Violeiro para o Tenor

João Di Souza com sua extrema sensibilidade musical, lapidada pelo tempo, foi sempre presença impar, dirigindo, produzindo e tocando ao meu lado, pra que eu conceituasse a marca do meu trabalho. Se hoje sou violeiro que teço diálogo com o mundo, foi porque a muito esse diálogo se iniciou entre a gente. Hoje vendo seu amadurecimento no canto lírico, um cantor diferente, pois alia a técnica com uma extrema emoção, que é guardada a poucos, surgiu a idéia de lançarmos um trabalho onde nossas expressões se somassem e se doassem! O resultado é emocionante

João diSouza . O tenor, já viajou o mundo a cantar desde música popular brasileira e folclore a repertório de modinhas e áreas de óperas.

 ChicoLobo . Um dos mais importantes e ativos divulgadores da cultura da viola no Brasil, além de violeiro é compositor, apresentador de TV com seu programa “Viola Brasil” e de Rádio, com “O Canto da Viola”, conhecedor do instrumento e da história dessa cultura, também roda o mundo com seu toque personalíssimo e envolvente.

 Esse espetáculo é a primeira ação do Instituto Chico Lobo, um Instituto Socio-Cultural que reúne o artista Chico Lobo e pessoas da sociedade de São João, interessados em contribuir para o bem comum da população e da cidade de São João Del Rei. Toda a renda desse espetáculo será revertida para as obras da construção do Salão Social da Paróquia São Judas Tadeu.

Ingressos a R$30 (inteira) e R$15 (meia) a venda antecipadamente nas lojas Complemento, CAZZ e Posto MAXXI, ou na bilheteria do Teatro no dia do evento.

Confira a programação completa da Semana Santa Cultural 2013 em São João del-Rei
Vídeo Apresentação de Chico Lobo
Confira o clipping de notícias da Semana Santa Cultural 2013

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.