São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Semana Santa Cultural 2006 . Atitude Cultural . 11 a 15 de Abril

Data

11/04/2006

Cidade

SJDR

Descrição

FOTOS DA SEMANA SANTA CULTURAL 2006



Programação da Semana Santa Cultural 2006:
Tema: Rendas Gerais

Instalação cenográfica
Instalada nas palmeiras –  2 panôs de tear em forma de cruz com detalhes em macramê, remetendo as cores e símbolos da Semana Santa, confeccionados pelas senhoras do Tabernáculo que trabalham como voluntárias, muitas delas há mais de 50 anos. Hoje as obras do Tabernáculo conta com cerca de 8 voluntárias, sob a coordenação de Monsenhor Paiva da Catedral NS do Pilar. Confeccionam paramentos, alfaias, vestes e toalhas para igrejas, coroinhas, e procissões.
Projeto da Instalação cenográfica: Alzira Agostini Haddad

Via Sacra do Calvário
Com o grupo GRUTSEM - Grupo Teatral Senhor dos Montes. Apresentação da Via-Sacra com Jesus carregando a cruz, ao lado de soldados romanos, centuriões, clarins anunciando o prestígio, o canto da Verônica, personagens bíblicos do Antigo Testamento e do Novo Testamento. Cerca de 40 atores caracterizados participaram.

Exposição: Ser nobre é ter identidade . Enxovais antigos
Integrando o tema da Semana Santa no Largo São Francisco deste ano, Rendas Gerais, diversos trabalhos em linha e tecidos que fazem parte da tradição local, raros acervos caprichosamente guardados, foram disponibilizados para esta mostra.
Richelieu, Renda de Bilro, Inhandutí, Casinha de Abelha, Ponto Smock, Crivo, Ponto de Cruz, Crochê, Bainha de Laçada, Matiz, Caseado e inúmeros trabalhos; muitos já até esquecidos, estarão demonstrando o quanto esta arte pode contribuir inclusive com a geração de trabalho e renda, visto que muitas pessoas tem neste tipo de trabalho o sustento de sua família.
Enxovais antigos - acervos de: Alzira Barbosa, Carolina Barbosa, Zoé Mansur Simões, Patrícia S. C. Teixeira, Osvaldo Lombardi, Valdete Mansur, Rosa e Maria Pereira e Leia Pastorini Haddad
Curadoria: Cláudia Simões

Confecção e Oficina-viva de Tapetes de Rua
Foram trabalhados o tema Rendas Gerais nos Tapetes de Rua com a equipe convidada Oficina Artes da Terra, a equipe Atitude Cultural, artistas e a comunidade.

Oficina-viva de Rendas e bordados gerais
Trabalhos das rendeiras; muitas delas trabalham na praça durante todo o ano, vendendo sua arte, fazendo desta arte uma profissão. Ensinando diversos tipos de bordados, participou também dando oficinas, o projeto Clareart, das Águas Santas

Auto da Paixão Trupizup Cia Teatral . Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier

Em poesia de cordel, intercalado com canções populares, o grupo surpreendeu o público com  seu ritmo e o seu colorido. Numa linguagem popular, com elementos circenses, os clowns interpretaram e cantaram a “Paixão”, da traição de judas ‘a crucificação de Cristo. Cerca de 100 participantes, sob direção cênica de Klaas Kleber e direção musical Anacleto Pimenta sob a regência de Iara Canavês, em parceria com o Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier.

1º Encontro de Música de Raiz
Chico Lobo convida Pena Branca

Pena Branca formou com seu irmão Xavantinho uma das maiores duplas da música caipira de raiz.  A dupla começou a despontar em 1980 com a gravação da música “Cio da Terra” quando veio o reconhecimento nacional.  Com vários álbuns de destaque: “Velha Morada”, “Uma Dupla Brasileira”, “Canto Violeiro”, “Cantadô do Mundo Afora” (vencedor do Prêmio Sharp), Pena Branca e Xavantinho tornaram-se referência da moda raiz.  Após a morte do irmão Xavantinho, Pena Branca encontrou fôlego para continuar tocando em frente sua carreira.  Em seu primeiro disco solo “Semente Caipira” (Gravadora Kuarup), foi premiado com o Grammy Latino 2001.

Chico Lobo, violeiro / pesquisador e compositor, natural de São João Del Rei chamou a atenção do público e da crítica logo em seu primeiro Cd “No Braço Dessa Viola” (finalista do Prêmio Sharp), que lhe rendeu uma temporada de 10 shows na Itália em 1997.  Seu segundo trabalho foi uma parceria com o ator Jackson Antunes “Nosso Coração Caipira” (Atração).  Em 2000 lançou pela Kuarup o Cd “Reinado” que consolidou seu nome na linhagem dos novos caipiras.  Em 2001 Chico Lobo assinou a trilha sonora original da minissérie “Palmeira Seca” de Breno Milagres – baseada na obra do jornalista Jorge Fernando dos Santos -, exibida pela Rede Minas de Televisão.  A trilha se transformou em seu quarto Cd.  Depois deste vieram: “Viola Caipira – Tradição, Causos e Crenças” e “O Violeiro e a Cantora” uma parceria com a cantora revelação do Vale do Jequitinhonha, Déa Trancoso.

Projeto Delícias de antigamente
Este projeto resgata ofícios, alguns já em extinção: vendedores ambulantes de quitutes e quitandas tradicionais . pirulito de cone, algodão doce, quitutes, puxa-puxa, quebra-queixo etc.
É coordenado pela Atitude Cultural.

***

Coordenação:
Alzira Agostini Haddad

Equipe de apoio:
Suely  Agostini , Eliane A. Monteiro, Ligia e Laís Agostini Silveira

Realização:
Atitude Cultural

Patrocínio:
Banco do Brasil

Apoio cultural:
Cemig
Governo do Estado de Minas Gerais
Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais

Parceiros:
Ministério da Cultura . Lei de Incentivo Federal


Apoio local:
Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis . Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de SJDR . CVT – Centro Vocacional Tecnológico de SJDR . Prefeitura Municipal de São João del-Rei . Museu Regional do IPHAN . Polícia Militar de  Minas Gerais . Trilha dos Inconfidentes . BS Projetos e Consultoria
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.