São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

XIII Festa do Café com Biscoito . 9 a 11 de Setembro

Data

09/09/2011

Cidade

São Tiago

Descrição





Biscoitos invadem São Tiago

A 13ª Festa do café-com-biscoito leva para as ruas de São Tiago, a 187 quilômetros da capital Belo Horizonte, cinco toneladas de sabores que poderão ser experimentadas de graça. O evento acontece entre os dias 09 e 11 de setembro e comemora a tradição local no preparo de quitandas e a principal atividade econômica da cidade. Este ano 14 expositores integram a festa.
Existem no município 45 fábricas de biscoitos, conhecidas no local como padarias. Juntas, respondem por 60% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Até 2002, a pecuária liderava o pagamento do tributo, com índice de 56%.
O aumento na produção biscoiteira fez surgir também em 2002 a Associação dos Produtores de Biscoitos de São Tiago (Assabiscoito). Hoje, conta com 23 empresas associadas que produzem por semana cerca de 150 toneladas de biscoitos artesanais, divididos em mais de 100 tipos, entre doces e salgados. Além de Minas Gerais, parte da produção segue para São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Brasília.
São Tiago possui 10.6 mil habitantes, 700 deles empregados na produção de biscoitos. Segundo a secretária executiva da Assabiscoito, Adriângela Magalhães Gouvêia, as fábricas padecem da falta de mão-de-obra. “O número de empregados poderia ultrapassar os 800, mas faltam pessoas para isso na cidade”, diz.
Tal fato despertou a atenção da mídia nacional. Em duas reportagens especiais, uma no Jornal da Record e outra na revista Época, São Tiago aparece como local em que todas as pessoas estão empregadas. O que evidencia o aquecimento da economia por meio dos biscoitos.

Sabores seculares

A história dos biscoitos de São Tiago remonta ao século XVIII. Nessa época, o vaivém de tropeiros e comitivas de gado rumo ao oeste mineiro e a Goiás fizeram da cidade um importante ponto de hospedagem.
Foram nestas hospedarias que começou a tradição dos biscoitos de São Tiago. Feitos em fornos de barro por mulheres que cultivavam cadernos manuscritos com segredos de família, as receitas atravessaram gerações e renderam ao município o carinhoso apelido de Terra dos Biscoitos.
Produto artesanal, os biscoitos eram produzidos antes mesmo do galo despertar o dia. Enquanto os homens da casa acendiam o fogo, temperavam o forno e faziam vassouras de alecrim para varrer a brasa, as mulheres separavam os ingredientes, amassavam as quitandas e num dia inteiro de serviço tiravam das assadeiras delícias que abasteciam a casa por cerca de 15 dias.
O momento era também de confraternização entre vizinhos. Com a fornada pronta, parte da produção era enviada aos amigos mais próximos, que retribuíam com igual orgulho quando passavam o dia todo em frente ao forno que criava aromas, cores e sabores que lembram casa de avó.
Hoje, a produção em larga escala ainda preserva o modo artesanal. E para reforçar essa tradição tipicamente mineira, São Tiago realiza a Festa do café-com-biscoito. Desde 1999, produtores locais colocam uma mesa farta de quitutes na praça central da cidade e recebem uma média de 40 mil visitantes.
Durante os três dias de evento, que acontece anualmente no segundo final de semana de setembro, além de rodadas de negócio, ocorrem shows musicais, desfiles alegóricos e preparo de biscoitos em forno de barro na praça.
O crescimento da festa acompanhou o das padarias. No primeiro ano de evento foram degustados 500 quilos de biscoitos de graça. Na última edição, em 2010, a quantidade consumida passou para cinco toneladas mais cinco mil litros de café.
A 13ª festa do café-com-biscoito é uma do Fórum de Cultural de Empreendimentos de São Tiago, Prefeitura Municipal, SICOOB Credivertentes, EMATER, Acist, Assabiscoito.

Por Douglas Caputo
Fonte: Portal São Tiago




Festa do Biscoito pode atrair 40 mil pessoas
Evento tradicional começa na próxima sexta
No próximo final de semana, a 13ª edição da Festa do Café com Biscoito chega a São Tiago, a 47 quilômetros de São João del-Rei, e traz consigo cinco toneladas de biscoitos que poderão ser degustados gratuitamente entre os dias 9 e 11 de setembro, além de variada programação cultural. Segundo um dos organizadores, Geraldo Sampaio, a expectativa é de que 40 mil pessoas passem pela cidade durante a festa.
“Neste ano, teremos uma novidade que será um recital de poesias realizado pelo grupo Palavra Bem Dita de São João ôe1-Rei", contou. Na abertura oficial do evento, no dia 9, a banda mineira 14 Bis marca a abertura oficial do evento após a apresen¬tação da Hello Acústico. Também integram a programação um Desfile Alegórico com os alunos das escolas da cidade, representando a criação e a aplicação do biscoito sociedade são-tiaguense.
A programação completa pode ser conferida no site www. portalsaotiago.com. br.

Sucesso
Devido às proporções que a festa tomou o forno da praça, que antes era feito somente para os dias do evento, agora será permanente. "Ele vai funcionar durante todo o ano, já que pretendemos fazer uma amostra da festa na praça todo final de semana. Talvez não consigamos inaugurá-lo na Café com Biscoito desse ano, mas ficará pronto nos próximos meses”, disse. Além disso, será montado posteriormente um showroom dos biscoitos na cidade.

Economia
Segundo a secretária executiva da Associação São-tiaguense dos Produtores de biscoito (Assabiscoito), Andriângela Magalhães, a cidade possui cerca de 40 produtores de biscoito, sendo 23 filiados à entidade. “Esse produto move a economia de São Tiago, que era basicamente agropecuária. Atualmente a principal atividade econômica do município está nas fábricas de biscoito”, comentou.
Os produtos da cidade são comercializados para o Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Paraná, além de Minas Gerais.

Tradição:
“A tradição remete à época do garimpo em São João del-Rei e Tiradentes.Os comboios passavam por São Tiago e eram recebidos com biscoitos. Isso foi atravessando gerações e, há mais ou menos três décadas, surgiu a idéia de comercialização. Sendo assim, foram feitas adaptações nas receitas para a produção em larga escala, comentou Adriângela. Segundo ela, em média cerca de 150 toneladas de biscoito são produzidas quinzenalmente na cidade. “Há uma variação desse número, pois o período do inverno é o auge da produção uma vez que a demanda pelo produto é maior”, disse.

Indicação de Procedência
Segundo a secretária executiva da Assabiscoito, São Tiago é conhecida e se caracteriza pela produção de biscoito. “No dia 23 de agosto demos entrada no processo de indicação de procedência no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Essa indicação acontece quando o produto de uma região tem um diferencial em relação a outras.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 03 de setembro de 2011
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.