São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Lançamento de curta-metragem . Em nome de Deus

Data

02/07/2010

Hora

20h

Cidade

SJDR

Local

Teatro Municipal

Descrição

Lançamento do curta-metragem Em nome de Deus, no dia 02 de julho, no Teatro Municipal de São João Del Rei às 20h com entrada franca.
___

"Em nome de Deus" é lançado em São João
Na sexta-feira, 2 de julho, às 20 e 21 horas, acontece no Teatro Municipal de São João del-Rei o lançamento nacional do filme Em nome de Deus, de Wilton Araújo. O curta-metragem – filmado nesta cidade - é uma adaptação da obra do padre francês Michel Quoist, muito conhecido pelos seus belos poemas, como “Oração do Sacerdote”. A película, baseada nesta última obra, retrata aspectos da religiosidade, a entrega do homem ao sacerdócio e ao celibato, além das dificuldades enfrentadas na busca pela fé.
A idéia de Araújo em fazer uma adaptação deste poema para o cinema se deu há cerca de 10 anos. De lá para cá, foi muito trabalho e dedicação para transformar o argumento em projeto e o projeto numa realização viável - uma vez que o orçamento não contou com o amparo de lei de incentivo cultural. Com a ajuda de seu amigo Adriano Medeiros, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e responsável pelas imagens e assistência de direção, o cineasta juizforano realizou os trabalhos em São João del-Rei.
Todo o elenco é constituído por atores e atrizes da cidade, que foram recrutados através de processo de seleção realizado no mês de março deste ano. Wilton Araújo quis contar com o talento dos artistas são-joanenses, pois acredita muito no diálogo da equipe com a comunidade na qual ela insere a produção, bem como na capacidade criativa dos jovens talentos.

O lançamento
Haverá duas sessões, às 20 e 21 horas, com a presença do diretor, atores e técnicos. Após a última, para o encerramento do evento acontecerá apresentação do Pocket Show: Voz & Violão com o protagonista do filme, Victor Góis e Lídia Maria. No repertório músicas da MPB e composições próprias.
Entrada franca

Fonte: Folha das Vertentes . 1ª Quinzena de julho de 2010
_______

Após quase seis meses de preparações entre pré-produção, produção e pós-produção finalmente o filme “Em nome de Deus” de autoria do cineasta Wilton Araújo está pronto. O curta-metragem, como já é sabido de todos pela sua divulgação na imprensa local durante o seu desenvolvimento, é uma adaptação da obra do padre francês Michel Quoist muito conhecido na França pelos seus belos poemas em Lê Havre e entre eles a “Oração do Sacerdote” um poema que fala da entrega do homem ao sacerdócio e os caminhos que ele deve seguir. Coincidentemente na igreja católica este ano é comemorado o ano do padre diocesano e o filme serve para refletir sobre o assunto.

Michel Quoist é muito conhecido em nossa literatura, já esteve aqui em nosso país por diversas vezes, principalmente em Juiz de Fora, os seus poemas já são mais de dois milhões e meios espalhados pelo mundo em 28 idiomas e Michel veio a falecer em1997.

Wilton teve a idéia de fazer uma adaptação deste poema para um curta-metragem a cerca de dez anos, sempre manifestou a vontade de produzir um filme sobre este poema mas sempre havia uma dependência financeira para tal e veio se arrastando com o tempo.E atualmente, de posse de uma câmera digital, resolveu produzir este filme, com a ajuda de seu amigo Adriano Medeiros, que hoje professor universitário formado na área cinematográfica pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro, enfim resolveram  produzir esta obra prima de Michel Quoist. Após longos meses de negociações, seleções de elenco e equipe técnica o filme tornou-se realidade. Wilton quis contar com o talento dos atores e equipes técnicas são-joanenses, pois acreditava na capacidade de todos para este trabalho. Fez a seleção ensaio e preparo para que tudo transcorresse normal. O destaque maior do filme se deve a Victor Góis como ator protagonista do filme, o elenco de apoio e a equipe técnica local que somada as experiências de Adriano Medeiros e Wagner Soares (diretor de fotografia), resultaram no mais belo trabalho. Dentre a equipe técnica são-joanense, Wilton destaca Jim Pôssa Neto pela suas grandes experiências em algumas produções cinematográficas brasileiras.

Wilton Araújo é um homem simples que gosta da área cinematográfica, começou desde pequeno o gosto por cinema desde garoto na cidade de Barbacena. Formado pela faculdade de cinema da UNIVERSO – Universidade Salgado de Oliveira em Juiz de Fora/MG, há muito produzia curtas antes de sua formação, com destaque o filme Carlitos no final do Século XX – uma homenagem , obtendo menção honrosa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ em 2001, participou com este trabalho no Festival de Filmes Latino americano em Londres/Inglaterra em 2001, já produziu outros como “Lembranças” um documentário sobre um atleta campeão de corridas rústicas em Barbacena/MG em 2005, Hulha-branca que é a história da primeira iluminação pública da América do Sul idealizada por Bernardo Mascarenhas produzido também em 2005.

E na sexta-feira dia 02 (dois) de julho às 20h e 21h  teremos o lançamento do curta-metragem Em nome de Deus totalmente rodado em São João Del Rei com atores são-joanenses no Teatro Municipal de São João Del Rei com entrada franca. Compareçam vocês são os nossos convidados.

    

   

   
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.