Apresentação do Projeto
- ---
A cidade que sonhamos é a cidade que podemos construir: pelo empoderamento local/global
Vídeo de apresentação
RESUMO:
Este projeto busca a identificação, valorização e promoção da cultura de São João del-Rei como elemento propulsor do desenvolvimento local no resgate, pesquisa-ação e disseminação desta cultura como elemento de identidade e, por fim, no inventário digital, na difusão e partilhamento desta experiência por meio da internet interagindo com outras ações e projetos local/global. Coleta e tratamento profissional e permanente de dados, imagens e informações em rede/inteligência que possibilita subsidiar tomadas de decisões em todos os campos do conhecimento e ações públicas.
Na esfera local, procura incentivar e contribuir para o empoderamento da comunidade e para o desenvolvimento socioeconômico-cultural de São João del-Rei, tanto incentivando a mudança de atitudes em relação ao meio ambiente urbano, ‘a memória e ao patrimônio cultural quanto gerando, com isso, conhecimento, experiência, tecnologia social, pesquisas-ação permanente e produtos culturais.
No nível global, por meio da tecnologia da informação, possibilita que tais conhecimentos e experiências sejam transformados em coleta de dados relacionais, difundindo e possibilitando que sejam reaplicados e adaptados por outras cidades, do Brasil e do exterior, que buscam igual interação, evolução e desenvolvimento. A grande esperança é que as cidades e países - local e global - possam alinhar e planificar conceitos, legislação, diretrizes, assessoria de imprensa e iniciativas, para se beneficiarem do potencial que a internet torna possível, visando a cooperação local/internacional mútua.
Nosso foco: as ações. Buscamos auxiliar a comunidade no conhecimento da cidade; coletar, registrar e divulgar dados e imagens, expressões, manifestações culturais e sociais, cruzando cadastros, fontes de informações em hiperlinks sempre, disponibilizando estes registros, pesquisas e consultas.
É fundamental a criação de uma base de dados segura e correlacionada, de apoio na tomada de decisões, o que favorece a economia, a geração de trabalho e renda, a otimização, o empoderamento sociocultural e a disseminação do conhecimento e da tecnologia. TIC-Tecnologia da Informação e Comunicação, no presente e no futuro, o maior patrimônio - ouro - o grande diferencial em tudo daqui em diante em todo o planeta. Através de um canal "Big Data", um sistema integrado de dados estruturados pode ser construído e usufruído por cidadãos, organizações, governos locais, de outros países e continentes, um caleidoscópio fenomenológico, democrático e transparente: "O centro está em toda a parte", Nicolau de Cusa, Século XIII.
Trata-se de uma iniciativa ampla, que se sustenta em três grandes programas interativos de pesquisa-ação, para alcançar seu objetivo de coletar, registrar, sistematizar, articular, valorizar e interagir a riqueza cultural de São João del-Rei - fator de desenvolvimento local, relacionando-os com o inventário digital local e informações nacionais e internacionais.
As principais ações culturais que desenvolvemos somam:
124 ações de artes cênicas, encontros e manifestações culturais; 99 ações de música erudita e popular/música na praça; 39 oficinas vivas; 56 homenagens a mestres e atores culturais; 60 peças gráficas de educação patrimonial/em papel e versão virtual; 69 exposições presenciais e virtuais; 123 participações e parcerias culturais; 34 instalações cenográficas; 21 documentários - ações culturais que geram, integrados aos projetos e ações e ao mapeamento cultural da cidade, o Banco de Dados e Imagens/Inventário integrado e interativo, em rede digital www.saojoaodelreitransparente.com.br, que já representou o Brasil internacionalmente 8 vêzes e foi classificado no "Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas 2012" na categoria "Good practice", realizado pela UN-HABITAT-Programa das Nações Unidas.
Histórico das ações, que são:
1. Projeto Passado, um presente para o futuro:
Eventos e ações ligadas ao resgate das principais manifestações culturais e tradições pupulares e eruditas, sempre com temas relacionados à identidade cultural e sua preservação. Pesquisa-ação que gera diversas ações sócio-culturais e um inventário digital integrado ao inventário digital da cidade. Entre estas ações: Carnaval de antigamente , Semana Santa Cultural e Fim de ano e Férias Cultural.
2. Projeto Ser nobre é ter identidade: Exposições presenciais e virtuais, documentários, peças gráficas diversas de arte-educação patrimonial/Pesquisa-ação
Levantamento, análise e processamento de dados e imagens de saberes, técnicas, atores sociais ativos/inativos, entidades, artistas, autores, artesãos, estudiosos, que se destacam/destacaram na produção artística e cultural e no desenvolvimento socioeconomico e na preservação cultural de São João del-Rei, que culmina também em um inventário digital integrado ao inventário digital sociocultural da cidade. Distribuição dos produtos por preço simbólico que se reverte em recursos para as entidades e grupos culturais.
3. A cidade que sonhamos é a cidade que podemos construir: pelo empoderamento local/global - São João del-Rei Transparente:
Banco de informações, inventário digital interativo e integrado, atualizado diariamente, que registra e correlaciona local/globalmente as pesquisas-ação empreendidas e divulga o patrimônio cultural da setecentista cidade de São João del-Rei - banco de dados rico de produções acadêmicas e culturais, imagens, documentos, endereços e links relativos a cultura, agenda cultural diária e permanente com o arquivo/memoria dos eventos, clippings de notícias da mídia, recomendações e links locais/internacionais de organizações voltadas para a identidade cultural e o patrimônio.
O desenvolvimento de uma política cultural consistente é o objetivo destas ações e a sua continuidade favorece a identificação, promoção e valorização do patrimônio local e regional, pérolas e riqueza de nossa cultura tradicional.
São João del-Rei antiga, preservada, SOS Cidade, procuram-se mecenas, serviços, mídia, profissionais que trabalham ou usufruem do patrimônio cultural, dicas para quem quer construir, reformar, restaurar ou pintar o seu imóvel. O cidadão se manifesta, saúde, meio ambiente urbano, roteiros e lugares especiais, cartilhas, livros, teses e monografias, são-joanenses que se destacaram e se destacam no cenário nacional e internacional, artistas e mestres, empório cultural, garimpo selecionado de ações nos links local/global. Agenda cultural diária e permanente, galeria virtual de artistas, exposições itinerantes e virtuais, dados e images das principais manifestações/eventos culturais como o Fim de ano e Férias cultural, Semana Santa Cultural, Tapete de Rua/Flores, Carnaval de antigamente, Lendas são-joanenses, Encontro de Folia de Reis e Pastorinhas, peças gráficas de educação patrimonial, documentários, espaços culturais, projetos sócio-culturais, projeto Delícias de antigamente, gastronomia típica, plantas e flores.
O Complexo Ferroviário, descendentes de italianos na cidade, teatro, arte e artesanato, campanhas, melhores práticas, responsabilidade social, ambiental e cultural, legislação municipal, estadual, federal, internacional/Cartas Patrimoniais.
As ações contínuas do projeto sustentam a permanente atualização e o enriquecimento deste Banco de Dados e Imagens, acrescentando-lhe diariamente novos conteúdos e novas informações.
Se o portal é a maior, mais visível e mais abrangente iniciativa deste projeto, outras frentes de ação são igualmente importantes. Sua interação estimula e facilita o estabelecimento de contatos que subsidiam novas produções sobre o tema e a adoção governamental, monitora políticas institucional e cidadã de posturas e atitudes comprometidas com o desenvolvimento socioeconômico, induzido e capitaneado pela preservação do patrimônio cultural. Por seu alcance global, o portal e seus produtos transpõem as montanhas locais e as fronteiras nacionais, já sendo conhecidos e apresentados nos continentes americano e europeu.
Para se entender a integração e complementariedade destes pilares, vale destacar que ao mesmo tempo, a comunidade é usuária, beneficiária e “matéria-prima” - a grande protagonista das realizações.
Este projeto é promotor, realizador e executor, cumprindo a finalidade indutora e viabilizadora, contribuindo para que o cidadão, ao melhor conhecer o seu passado, sinta orgulho de sua história e se motive a participar ativamente do tempo presente, quando escreve/atua, por meio da interação, a sua história contemporânea - como protagonista.
APRESENTAÇÃO
Este Banco de Dados e o Banco de Imagens é atualizado diariamente e utiliza a TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação para mapear/radiografar, levantar, organizar, concentrar, sistematizar, integrar e disponibilizar dados e imagens em rede, favorecendo o seu acesso, criando e fortalecendo parcerias e instrumentos de defesa do nosso patrimônio.
Nosso foco: as ações. Buscamos auxiliar a comunidade no conhecimento da cidade, visando identificar, valorizar, divulgar as melhores práticas local/global, projetos, expressões, manifestações culturais e sociais, registrando e cruzando fontes de informações, pesquisas e consultas.
Conjuntos arquitetônicos preciosos vem se perdendo, em pleno processo de extinção, comprometendo fatidicamente este patrimônio, ainda que não consagrado, certificado - também é universal. Vulneráveis às vicissitudes do tempo, às contingências da cultura vigente, a inconcebíveis atentados, letargias, negligências e políticas inconsistentes de preservação - é vital que sejam empreendidas ações sinergéticas, um consenso político local/global de cooperação, que potencialize os esforços, os compromissos internacionais pró-preservação destes sítios históricos, o reconhecimento/divulgação de seu potencial turístico-cultural. O poder local não percebe na maioria das vezes, a dimensão da importância de seu legado - educação patrimonial por excelência - e convive/permite demolições, construções e restaurações sem critérios. O patrimônio da maioria destas cidades se encontra na encruzilhada entre o potencial e a autofagia.
A incidência de despesas, prejuízos econômicos e sociais que decorrem da falta de planejamento, informações incorretas, incompletas ou truncadas, contradições e conflitos, dados dispersos, muitas vezes perdidos ou esquecidos, pesquisas e estudos análogos guardados em prateleiras, ações desenvolvidas que não consideram a sua sustentabilidade/continuação/registro interativo e histórico, que muitas vezes não tem um propósito, não são devidamente divulgados - afeta diretamente as práticas urbanas, hiatos que precisam ser melhor contextualizados.
A cidade que sonhamos é a cidade que podemos construir: São João del-Rei Transparente, Minas Transparente, Transparência Brasil, Transparência Internacional, OMS-Organização Mundial da Saúde, OIT-Organização Internacional do Trabalho etc. No mundo, são desenvolvidos incríveis projetos que vislumbram estas possibilidades, a exemplo, o Europeana.eu . Portal cultural e científico da Europa, Global Citizen, Datapedia, a Biblioteca Digital Mundial etc.
A necessidade levou o homem a criar a linguagem e a cultura para que a comunicação fosse possível. Com a TICs-Tecnologia da Informação e da Comunicação - o grande salto - possível registro de toda a construção humana, como também estabelecimento das relações entre os dados, integração entre as instâncias afins e elaboração compartilhada de diretrizes locais/globais - Agenda 21, Agenda 2030, pensando global, agindo local: cooperação internacional para acelerar o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento, as políticas internas conexas/linha do tempo, fomentar a educação, a capacitação e a conscientização; criar e manter os mecanismos de cooperação internacional, potencializando a capacidade das cidades e países fortalecerem os instrumentos jurídicos locais, nacionais e internacionais.
Na era da TICS-Telconologia da Informação e da Comunicação - a transparência se impõe.
Histórico do projeto:
- 2017/2016
- 2015: Projeto selecionado para o Encuentro Iberoamericano en Políticas, Gestión e Industrias Culturales Santiago do Chile/não participou por falta de patrocínio
- 2014: Projeto selecionado para VI Congreso Iberoamericano de Cultura dedicado a las Culturas Vivas Comunitarias, San José, Costa Rica/não participou por falta de patrocínio
- 2013: Projeto e autora indicados na edição 2013 do Mineira de Ouro/Jornal Estado de Minas e TV Alterosa
- 2013: Projeto e autora recebem o Troféu Personalidades na Imprensa
- 2013: Projeto convidado para se apresentar no Cuarto Congreso Argentino de Cultura . Resistencia, Chaco/Argentina
- 2013: Projeto selecionado para se apresentar no encontro para o intercâmbio de experiências e projetos entre gestores culturais: Diálogos Culturais: hacia la profesionalización del gestor cultural, realizado pela Universidade Cultural Managers Association (AAGeCU) e a Associação Argentina de Gestores Culturais Universitários – AAGeCU
- Classificado no "Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas 2012" na categoria "Good practice", realizado pela UN-HABITAT-Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos e a Municipalidade de Dubai, o TAC e Júri DIABP reconhecem o seu impacto na melhoria do ambiente de vida das pessoas, podendo capacitar tanto comunidades locais como globais. O projeto está registrado no Banco de Dados de Melhores Práticas UN-HABITAT de livre acesso público, com cerca de 4.000 soluções comprovadas para os problemas sociais comuns, econômicos e ambientais, como forma de promover o intercâmbio global de aprendizagem e reaplicação.
- 2012: Projeto selecionado para se apresentar no 2º Colóquio Ibero Americano Paisagem Cultural: desafios e perspectivas, Belo Horizonte/Brasil
- 2012: Projeto “A cidade que sonhamos é a cidade que podemos construir, pelo empoderamento local/global: São João del-Rei Transparente”, é selecionado para se apresentar no 6º Seminário Patrimônio Cultural Conservação e Restauração no Século XXI – Políticas Públicas e Soluções Criativas, Ouro Preto/Brasil
- 2012: Projeto selecionado para se apresentar no "Foro Virtual SIT-Sistemas de Información Territorial", realizado pelo ConectaDEL-Programa para la Formación en Desarrollo Económico Local con Inclusión Social en América Latina y El Caribe (BID/ FOMIN), tendo como objetivo refletir e debaer sobre os Sistemas de Informação Territorial como ferramentas para a planificação e gestão do desenvolvimento econômico e a competitividade local
- 2011: projeto e autora são agraciados pela Comenda da Liberdade e Cidadania
- 2011: Projeto selecionado para se apresentar no "Encontro Nacional de Gestores Culturais", Córdoba, Argentina.
- 2011: projeto agraciado pelo Prêmio Gentiliza Urbana do IAB-Instituto de Arquitetos do Brasil na categoria "Patrimônio e Cidadania"
- 2008: Projeto selecionado para se apresentar no seminário "Monitoreo y evaluación de las políticas activas del mercado de trabajo" do programa "EUROsocial Empleo" da OIT-Organização Internacional do Trabalho, um intercâmbio de boas práticas tanto na Europa como na América Latina e Caribe em Buenos Aires, Argentina.
- 2007: Projeto selecionado para se apresentar no Colóquio Internacional Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, organizado pelo “Parque de las Ciencias y la Fundación Española para la Ciencia y la Tecnologia”, Espanha, um museu interativo com mais de 70.000 m2, situado a poucos minutos do centro da cidade de Granada que oferece uma das ofertas mais variadas de lazer cultural e científico da Europa. Onde se reuniram especialistas de 20 paises dos quatro continentes que apresentaram 64 projetos e experiências reais sobre ciência, tecnologia e cooperação para o desenvolvimento. Colaboraram 19 museus, mais de 70 organizações e universidades internacionais com o objetivo de iniciar uma exposição que itinerará entre 2008 a 2012 por centros, entidades, cidades e museus da Europa junto a um amplo programa de atividades.
- 2005: parte deste projeto foi desenvolvida junto ao Programa Delnet da OIT-Organização Internacional do Trabalho, Agência Especializada das Nações Unidas com o benefício da bolsa da Fundação CajaGranada e está disponibilizada no Banco de Dados desta Organização.
- 2005: Projeto selecionado para se apresentar no Encontro Regional da América Latina e Caribe Preparatório para a II Cúpula Mundial de Cidades e Autoridades Locais sobrea Sociedade da Informação/Bilbao. Cinco cidades do Brasil foram selecionadas, representando São João del-Rei, o projeto "São João del-Rei Transparente".
- 2003: Projeto selecionado para se apresentar em Curitiba, subsídios para a CMSI-Cúpula Mundial da Sociedade da Informação de Genebra, dezembro de 2003 e se apresentou sob o título "Cidade Transparente". (um dos 44 projetos selecionados na América Latina e Caribe)
- 2004: integra a equipe que elabora o Plano Diretor para o Desenvolvimento do Turismo de São João del-Rei
- 1999: em parceria com a UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais desenvolve-se o projeto-modelo: Levantamento Urbanístico do Bairro Senhor dos Montes.
- 1997: pesquisa Como valorizar nosso patrimônio para melhorar o turismo da Campanha de Revitalização de SJDR, adote uma atitude, hoje Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Social, gera as primeiras iniciativas deste projeto. Cerca de 1.000 cidadãos participaram, refletindo sobre os potenciais sócio-econômico-culturais de nossa cidade, registrando idéias e sugestões para um desenvolvimento local mais sustentável em nosso município.
Este projeto tem como uma das principais diretrizes a valorização da identidade cultural urbana, sua promoção, interação e divulgação, assim como o favorecimento para a dinamização de atividades sócio-culturais capazes de dar sustentabilidade à conservação do patrimônio, de modo que fique assegurada a compatibilidade do crescimento com a necessidade de proteger e melhorar o meio ambiente, humano/urbano em benefício da comunidade, de acordo com a Convenção do Patrimônio Mundial, de 1972.
A Atitude Cultural atua na gestão sócio-cultural em São João del-Rei e realiza inúmeros projetos, eventos sócio-culturais e pesquisas junto ‘a comunidade e região, com o objetivo de identificar e divulgar a cultura e a identidade e favorecer a sua preservação para que se transforme em promissor instrumento de geração de emprego e renda, contribuindo sustentavelmente com o desenvolvimento local.
Em sua primeira fase, contou com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais através do Governador Aécio Neves, com recurso da Embratur. Na segunda fase, especificamente para o Banco de Imagens do projeto, recebemos o apoio do Deputado Federal Reginaldo Lopes, que viabilizou recursos através do Ministério do Turismo e a CEF-Caixa Econômica Federal. Estes recursos foram utilizados na compra de equipamentos para o desenvolvimento do projeto.
Alguns dos projetos desenvolvidos pela Atitude Cultural, como por exemplo, o projeto "Ser nobre é ter identidade” , aprovado pela Lei Rouanet, Ministério da Cultura, tem por objetivo pesquisar, valorizar, divulgar e registrar a identidade cultural brasileira através de agendas-diário, cartazes culturais, marcadores de livro, calendários, pesquisas, documentários, exposições itinerantes a céu aberto, exposições/galerias virtuais e site. Um dos mais importantes aspectos deste projeto é o mecanismo de distribuição dos produtos que desenvolve.
A maior cota é doada as mais tradicionais entidades culturais das localidades pesquisadas para que os distribuam por valor simbólico, elas investem 100% do recurso arrecadado nas entidades. 10% é distribuída pelo mesmo valor simbólico e este recurso é investido no próprio projeto.
A cota restante é distribuída gratuitamente para instituições de educação, cultura e patrimônio: universidades, escolas, bibliotecas, museus, centro culturais, Ministério da Cultura, Funarte, órgãos nacionais e internacionais, artistas, formadores de opinião, professores, jornalistas, entidades, atores sócio-culturais e comunidade.
Pretendemos disponibilizar todos os textos em vários idiomas, apenas alguns já foram traduzidos. Procuramos otimizar o pouco tempo, pessoal e equipamentos para desenvolver este trabalho e somos cientes da necessidade de se dar seqüência, ampliar e aprofundar vários temas. Não temos ainda patrocínio, aguardamos por empresas que se interessem em apoiar este trabalho - que só vai se realizar dentro das possibilidades infinitas que a TICs - Tecnologia da Informação e da Comunicação e as realizações humanas propiciam, se puder continuar a contar com a contribuição de todos que construíram e constroem as nossas cidades.
Esperamos que este Banco de Dados e Imagens de São João del-Rei possa fundamentar a evolução do conhecimento, do pensamento e do sentimento sobre a cidade, e auxilie na prática de uma gestão urbana mais participativa e democrática.
Grandes mestres e cidadãos nem sempre tem a sua obra reconhecida, ainda que influenciem o destino do mundo e das pessoas. Vale sempre o trabalho realizado e o seu registro é fundamental.
Agradecemos a todos que contribuíram/contribuem com este projeto: família, amigos, equipe, colaboradores, parceiros, patrocinadores, apoiadores, Minc, Governo do Estado de Minas Gerais - a todos que cultivam, preservam e principalmente aos que nos legaram este imenso patrimônio chamado Minas Gerais - Brasil.
Alzira Agostini Haddad . Fundadora e gestora do portal/coordenação geral
. www.saojoaodelreitransparente.com.br
. Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Social
. Projeto Ser nobre é ter identidade
. Vice-Presidente da Associação Amigos de São João del-Rei
. Pesquisa-ação Passado, um presente para o futuro: Carnaval de antigamente , Semana Santa Cultural e Fim de ano e Férias Cultural
Equipe de apoio Atitude Cultural:
Antônio Emílio da Costa, Eliane Agostini Monteiro, Carol Argamim Gouvêa, Mauro André Santos, Anna Júlia Silveira, Wander Pastorini Haddad (a cada ação cultural integra diversos parceiros e equipe, os créditos são sempre registrados)
Equipe Banco de Dados:
Bernardo Barreto Berg . dbWebhost
Walquíria Domingues . Anna Júlia Silveira . Monique da Silva . Andressa Ferreira Pinto
“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”. Ayn Rand - filósofa russo-americana em 1920
mais informações/imagens, utilize o sistema de busca de nosso portal
O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.
www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados