Melhores Práticas - Ação

1. Responsabilidade Sócio-cultural São João del-Rei e região

Albergue comemora 100 anos de superação

Texto

Solidariedade, superação e dificuldades se mesclam na história do Albergue Santo Antônio, que em setembro deste ano completará cem anos de trabalho ininterrupto. No entanto, apesar da comemoração do centenário, 2012 também será marcado pela busca por recursos e doações que permitem à entidade manter as portas abertas.

Localizada na Praça Dom Helvécio, no Bairro Fábricas, o Albergue tem estrutura que engloba enfermaria, mini-UTI, dormitórios, lavanderia, refeitório e gabinetes médicos. Tudo isso para receber até 93 idosos assistidos por 57 funcionários entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, cuidadores, lavadeiras e faxineiras.

Atualmente 80 senhores e senhoras vivem no local, mas cuidar deles e manter a instituição requer recursos financeiros que nem sempre estão disponíveis. Segundo o provedor do Albergue, Antônio Carlos Galvão Del Mônaco, os gastos são altos. “Só com remédios a gente tem despesas enormes. Além disso, 80% da nossa receita vai para o pagamento dos funcionários”, disse. Mantido através de subsídio da Prefeitura e auxílio dos próprios moradores, o Albergue se transformou em uma casa de saúde onde a maior parte dos idosos é dependente de cuidados especiais, o que explica custos em proporção desigual à receita. 

Centenário
No ano em que o Albergue celebrará aniversário antológico a comemoração será elaborada em torno de atividades com o objetivo de anunciar, divulgar e arrecadar verbas para a instituição. Segundo Del Mônaco, a programação de aniversário terá cunhos cultural, festivo e religioso. “Queremos envolver a sociedade no maior número de segmentos possível. Nosso objetivo é trazer a população para dentro do Albergue e levar o idoso para ter contato fora da instituição, seja através de visitas ou mensagens”, explicou. Para isso acontecer o provedor lembrou que precisa de uma ajuda essencial. “Necessitamos de parcerias com comerciantes e patrocinadores”, esclareceu. 

Doações
Del Mônaco frisou que a população tem ajudado muito com doações de alimentos e fraldas. No entanto, devido às dificuldades financeiras, ele pede à comunidade que também contribua em dinheiro para auxiliar no pagamento de despesas e na manutenção do prédio. “O que move o Albergue são os funcionários, mas também precisamos fazer um trabalho de estrutura. Alguns locais precisam de pintura, por exemplo”.
As doações podem ser feitas no Banco do Brasil, agência 0162-7, conta corrente 3014-7; ou pela Caixa Econômica Federal, agência 0151-8 e conta corrente 501.260-7.

História
O Albergue Santo Antônio foi fundado no dia 8 de setembro de 1912 por Frei Cândido, pertencente à Ordem dos Franciscanos Menores. Na época o espaço, que foi doado pela Câmara Municipal da cidade, servia para abrigar pessoas que viviam abandonadas nas ruas. As dificuldades em sustentar o lugar aumentaram e em 1927 as Irmãs Carmelitas da Divina Providência assumiram a responsabilidade de gerenciar a casa, cargo que mantiveram por 50 anos.

Em 1977 uma nova crise estourou. Com o crescimento populacional o número de albergados também aumentou. Nessa época o local já abrigava idosos e a sociedade passou a intervir na organização, transformando a casa em instituição filantrópica. Em 1980 o Albergue passou a ter a estrutura atual.

Em novembro de 2011 a instituição foi homenageada com a 6ª edição do Troféu da TV Campos de Minas devido ao trabalho social exercido. A aposentada Teresa Francis de Oliveira reside no Albergue há mais de 30 anos e deu seu depoimento para a emissora. “Eu gosto muito daqui. O Albergue é muito bom, não tenho do que me queixar. Santo Antônio me amparou com as duas mãos”, disse.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 21/01/2012

Mais informações: Albergue Santo Antônio

 

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados