Melhores Práticas - Ação

3. Serviços Brasil

São João del-Rei virtual 180° e Estrada Real 360° . Google Street View

Texto
Um projeto maravilhoso e importante do Google Street View.
Escreva o nome da rua, número em  http://www.vpike.com/

Google Street View terá Estrada Real em 360º

Passar pelo Circuito Trilha dos Inconfidentes, composto por 20 municípios da região, é poder percorrer 300 anos de parte da história da construção do Brasil. O trajeto está inserido em um dos quatro caminhos que integram a Estrada Real e, em breve, poderá ser visto em todo o mundo pelo Google Street View.

Com o projeto em 360º, região terá acervo informativo ampliado na rede. Maior visibilidade também beneficia criação de programas e ampliação de roteiros turísticos pelo Instituto Estrada Real  - Montagem: Gazeta / Divulgação

Com o projeto em 360º, região terá acervo informativo ampliado na rede. Maior visibilidade também beneficia criação de programas e ampliação de roteiros turísticos pelo Instituto Estrada Real – Montagem: Gazeta / Divulgação

No início deste mês, a empresa concluiu o mapeamento de toda a extensão do eixo principal da Estrada Real. Com isso, em pouco tempo os turistas terão mais uma ferramenta para percorrer os caminhos de forma autoguiada, com ainda mais segurança.

O Google Maps com Street View permite explorar lugares no mundo todo através de imagens em 360 graus no nível da rua. Isso permite que o usuário dê uma olhada em restaurantes, visite locais virtualmente ou planeje a próxima viagem.

Apesar da conclusão do mapeamento, a assessoria do Instituto Estrada Real informou que devido à complexidade dos trechos e à quantidade de dados coletados, o lançamento ainda não tem data prevista, mas deve acontecer em breve.

Perspectivas
Para o gestor da Trilha dos Inconfidentes, Marcus Vinícius da Costa Januário, a inserção da Estrada Real no Google Street View será uma forma de fortalecer ainda mais a divulgação da região. “Essa tecnologia vai facilitar muito para o turista. De qualquer parte do mundo ele vai poder ver e conhecer os caminhos que poderá percorrer em cada cidade. Vai conseguir criar roteiros e puxar o mapa com mais detalhes, além de verificar como e por onde chegar. Esse tipo de inserção no Google faz com que a gente esteja globalizado”, comentou o gestor.
Januário destacou ainda que o circuito tem desenvolvido uma série de atividades para atrair ainda mais turistas para a região. Entre essas iniciativas está a criação de um roteiro gastronômico rural, outro religioso e ainda a modernização do site para auxiliar melhor os visitantes.

“Temos um projeto denominado Imagens da Trilha, no qual iremos disponibilizar fotos que mostrarão o que há de melhor em cada cidade que compõe o circuito. Vamos conseguir visualizar o que há de melhor nos municípios. Vamos começar ainda um trabalho para apresentar novos roteiros. Nosso intuito é mostrar a identidade da região e o que os mineiros da Trilha dos Inconfidentes têm de melhor”, afirmou.

Consolidação
Januário comentou ainda que os roteiros culturais e patrimoniais já consolidados serão aprimorados nesta nova fase do circuito. “Não podemos esquecer a parte cultural e de patrimônio já reconhecidas e que já atraem turistas. Temos buscado fortalecer essas questões e procurar novas alternativas para atrair ainda mais visitantes à nossa região. A zona rural também é muito forte e pretendemos apresentar propostas para as pessoas poderem vivenciar a gastronomia, que é impar nesses lugares”, disse.

O gestor frisou ainda a questão musical. “Temos uma das orquestras mais antigas do país que continua em funcionamento. Além disso, a religiosidade também atrai muitas pessoas. Por isso estamos criando um outro roteiro que será implantado no ano que vem”, finalizou.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 28 de Julho de 2012  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados