Melhores Práticas - Ação

1. Cultura e Artistas de São João del-Rei e região

Fortim dos Emboabas: Centro de Referência do Artesanato e realizando projetos relacionados ao teatro e às artes em geral . UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei

Texto
O casarão histórico conhecido como “O fortim dos Emboabas”, localizado no Bairro Senhor dos Montes, tem história para mostrar e contar para todos os são-joanenses, ainda mais agora depois que ele foi doado para a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e que passará a abrigar o Centro de Referência de Artesanato. O Centro deu seus primeiros e firmes passos para a sua implantação na solenidade em que foi formalizada a doação do imóvel e um acervo de arte popular, segunda-feira, 5, no Centro Cultural da Universidade.
O proprietário do imóvel, almirante Max Justus Guedes, afirma ter tomado esta decisão com o intuito de preservar a história local. Apaixonado pela cidade, o almirante não esconde o orgulho de ter nascido em São João, apesar de ter sido registrado no Rio de Janeiro. “Sou um são-joanense esquisito. Apesar de ter nascido aqui fui registrado em outra cidade, mas nunca deixei minhas raízes. Sempre tive contato com São João. Meu trisavó era alemão e não sei porque decidiu morar aqui. Desde então, solidificamos nossa família na cidade”, disse o almirante.
Da paixão pelo município, veio a ideia de doar o imóvel para preservar a história da casa e ainda dar oportunidade para as pessoas que moram no bairro. “A residência é uma das mais antigas do município. Dizem que deve ser da primeira década de 1700. Preservar a arquitetura deste imóvel, que sei que a universidade o fará, e ainda por cima poder oferecer curso para a comunidade que mora próxima à casa é uma ideia que tinha a muito tempo. Hoje é apenas a consolidação desse projeto”, afirmou Guedes.
O reitor da UFSJ, Helvécio Luiz Reis, lembrou do investimento social que o centro de referência vai significar para a cidade. “No local pretendemos desenvolver projetos vinculados ao artesanato, teatro, música e artes. Além do que, iremos preservar a arquitetura do imóvel. É uma discussão que começamos há dois anos e hoje estamos consolidando essas negociações”, comemorou o reitor.
Reis informou ainda que a instituição agora começa a desenvolver o projeto e buscar recursos para implantar o centro de referência. “Não tenho como precisar o valor que esta obra necessitará. Depois da assinatura do contrato da doação, vamos fazer o projeto. Quando ele estiver pronto teremos uma noção do custo da reforma. Posteriormente, encaminharemos o projeto às autoridades estaduais e federais em busca de recurso”, explicou o reitor.
Também presente à solenidade de assinatura do contrato de doação, a diretora do Centro de Referência Musicológica (Cerem), Ana Maria Parsons, lembrou, durante a solenidade, que esse gesto concretizado em papel é uma coerência de vida de uma pessoa que sempre se dedicou a história. “Tenho certeza que as obras sociais que a UFSJ vai fazer trará muitos benefícios para a cidade”, disse.
Toda semana o jornal estimula boas ações ou iniciativas, nesta edição do jornal a Paixão por São João foi:
“nesta semana tem nome: almirante Max Justus Guedes. Obrigado!”

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 10/10/09


Mais informações:

UFSJ recebe imóvel para fazer centro de artesanato . Max Justus Guedes doou casa para a instituição

Doação histórica

Ao doar para a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) o histórico casarão “Fortim dos Emboabas”, o Almirante Max Justos Guedes não só confia à universidade um patrimônio valioso, evidenciando seu reconhecimento pelo dinamismo e vigor da entidade, mas protagoniza um gesto de nobreza e desprendimento em prol de sua terra natal. Em breve cerimônia no último dia 5, no Centro Cultural da UFSJ, o almirante e sua mulher Laís relembraram os bons momentos passados no casarão, adquirido na década de 50 para servir de residência de férias em SJDR. Em pronunciamento informal, destacou a certeza de que a UFSJ desenvolverá no local um importante trabalho social e a esperança de que bons projetos possam mudar a história de um dos bairros que mais necessitam.

Bons projetos

Em seu discurso, o reitor Helvécio Luiz Reis ressaltou sua satisfação em oficializar a doação, após dois anos de negociação, do desafio de buscar recursos para a reforma do casarão e do trabalho que será desenvolvido pela UFSJ, instalando no local, um Centro de Referência do Artesanato e realizando projetos relacionados ao teatro e às artes em geral. A doação do imóvel foi uma indicação da presidente do Centro de Referência Musicológica José Maria Neves (Cerem), Ana Maria Parsons, amiga da família. Presente à cerimônia, Ana Maria falou da coerência do gesto, uma vez que o Almirante é um apaixonado pela história, criou e dirigiu por décadas o Museu Nacional da Marinha, além de ser conselheiro do Iphan.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 17/10/09

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
 

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto e coordenação: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados