Melhores Práticas - Ação

1. Cultura São João del-Rei e região

. Atitude Cultural nas praças e espaços culturais . São João del-Rei é dez! . Diversos eventos e ações culturais

Texto

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos - Vídeo Retrospectiva (4 min)
CLIC AQUI PARA VER ATITUDE CULTURAL PROJETOS E AÇÕES . COMPLETO

A identidade Cultural que sonhamos é a identidade cultural que podemos construir

Este projeto cultural que acontece nas praças e espaços culturais de São João del-Rei, acontece desde o ano de 2000 na cidade de São João del-Rei e integra os projetos da Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Social, que existe desde 1984. 
São João del-Rei sedia este programa desde dezembro de 2000, desenvolvendo uma política sócio-cultural em diversos locais públicos e espaços culturais da cidade.
Inúmeras atividades artístico-culturais, integram artistas/grupos culturais/entidades/instituições/bairros através de eventos de fim de ano, com iluminação especial natalina, instalações cenográficasSemana Santa, resgate do carnaval de antigamente, desenvolvimento de pesquisas e de exposições itinerantes a céu aberto. Integra diversos projetos e parceiros, lança cartazes, agendas culturais, documentários do projeto Ser nobre é ter identidade, apresenta grupos teatrais e de música, encontros como o de Música de Raiz, Folia de Reis e Pastorinhas, de Chorinho, de Música Popular Brasileira, de Bandas Carnavalescas de marchinhas antigas, entre outros. Desenvolve oficinas vivas de Tapetes de Rua, de rendas e bordados, flores de palha com artistas e diversos grupos culturais.
A Iluminação Natalina do Largo São Francisco é realizada desde o ano 2.000 pela CIF, agora LSM, o Programa Luzes nas Gerais da Cemig e Governo do Estado de Minas Gerais, sob a emprenhada coordenação em todos os anos de Luiz Carlos Mendes, a parceria da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis e de empresas locais. A partir de 2007, a LSM assumiu sozinha este empreendimento sócio-cultural, dando este exemplo de prática de Responsabilidade Social as outras empresas da cidade, mas encerrou este compromisso em 2011.
Todas ações culturais empreendidas neste programa são temáticas, fruto de pesquisas que ajudam a reforçar a idéia de que intervenções culturais são oportunidades de se repensar a nossa história, de gerar trabalho e renda, de se exercer a cidadania, de se aprofundar e se apropriar da nossa identidade – não apenas entretenimento.
Consolidamos a missão de levar para os principais cartões postais de São João del-Rei e bairros, o que temos de melhor na nossa cultura, envolvendo e mobilizando todos os cantos da cidade - artistas, grupos diversos que se apresentam e se promovem, tirando literalmente do baú, riquezas locais até então escondidas ou fortalecendo as já consagradas, potencializando nossa vocação turístico-cultural.
Muitos destes grupos vem se fortalecendo, se estabelecendo e seguem reaplicando as atividades deste programa. Estes eventos têm atraído cada vez mais visitantes e moradores, incluindo-se aí turistas de várias partes do país e do mundo. Nosso foco é apresentar principalmente grupos e artistas da cultura local e regional, tradicional e contemporânea, erudita e popular: a identidade cultural de São João del-Rei.

Em 2014, a Atitude Cultural celebrou os seus 15 e 30 anos, fazendo uma retrospectiva nos eventos Semana Santa Cultural 2014 Carnaval de antigamente 2014.

"Passado, um presente para o futuro", frase de Alzira Agostini Haddad - que também dá título 'a Cartilha São João del-Rei: Passado, um presente para o futuro - traduz fidedignamente, o respeito e admiração que merecem, todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir a São João del-Rei que sonhamos.

 
Histórico da entidade

Histórico deste projeto:

Através da pesquisa no Como valorizar nosso patrimônio para melhorar o turismo em 1997, Espaço Cultural "Ao Cachimbo Turco", a comunidade sãojoanense apontou, entre várias sugestões, pela melhoria e utilização das praças para o lazer em nossa cidade. 
Com o resultado desta pequisa sistematizado, a coordenadora da campanha e da pesquisa, Alzira Agostini Haddad visitou diversas empresas da cidade, convidando-as a adotarem atitudes e praticar a Responsabilidade Social e Cultural em São João del-Rei
A CIF/LSM acolheu esta demanda da comunidade, com o empenho pessoal de seu presidente, Itamar Dutra Pereira de Resende e as responsáveis pela área de recursos humanos da empresa; Celimara Teixeira e Telma Haddad. A empresa escolheu adotar o Largo São Francisco e revitalizou-o paisagisticamente, respeitando o projeto original de Burle Marx, adaptado pela arquiteta Rosemara Hallak, (que passa a assinar todos os projetos de iluminação natalina do Largo São Francisco) entregando-o 'a comunidade no ano 2000 com um grande evento.
O NAC-Núcleio de Assessoria Cultural foi convidado para organizar este evento e coordená-lo, também os próximos eventos que aconteceram no Largo São Francisco até o ano de 2005. Estas ações inicialmente foram coordenadas por Alzira Agostini Haddad , Sueli Campos Franco e Adenor Simões Coelho.
Adenor Simões Coelho integrou a equipe até 2002, Sueli Campos Franco até 2005.
Em 2005, a Atitude Cultural assume a coordenação deste programa.
Inaugurou-se no evento de inauguração, o Programa Natal de Luz nas Gerais com a iluminação natalina no Largo São Francisco pela Cemig e Governo do Estado de Minas Gerais, junto com a empresa CIF/LSM. Ampliando este projeto, 'a partir de 2007 a CIF/LSM assume a Iluminação Natalina do Largo São Francisco até 2011, e a Cemig e Governo do Estado de Minas Gerais, passa a patrocinar a Iluminação do Largo do Rosário e vários monumentos e locais de São João del-Rei.
A ACI-Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei passa também a ser parceira deste projeto, iluminando várias praças e locais do centro histórico da cidade, embelezando e celebrando o fim de ano de São João del-Rei ainda mais.
Em 2006, a Associação de Hotéis e Pousadas de São João del-Rei pensou em realizar um carnaval mais interativo com os turistas. Magali Boucherville sugeriu que se alugasse uma jardineira antiga com uma banda de música e que a mesma percorresse os principais hotéis e pousadas da cidade convocando os turistas a curtirem o nosso carnaval. A Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Social foi convidada para desenvolver um projeto na Lei de Incentivo à Cultura/Minc, captar patrocínio e realizar o que se tornou, o Carnaval de antigamente, integrando o seu amplo projeto de pesquisas, banco de dados e imagens, cenografia, exposições, encontro de bandas de marchinhas, batalha de confetes e serpentinas, homenagens, programações diversas etc.
A Cemig e Governo do Estado de Minas Gerais são hoje os patrocinadores oficiais destes projetos, aprovado pelo Ministério da Cultura.
Leia o artigo sobre os 10 anos de arte e cultura local: São João del-Rei é 10! . Ser nobre é ter identidade

 
Coordenação

. De 2000 à 2001: Alzira Agostini Haddad, Adenor Simões e Sueli Franco
. De 2002 à 2005: Alzira Agostini Haddad e Sueli Campos Franco
  Equipe de apoio: Thais Sabino, Virgínia Xavier, Livia
. A partir de 2005: Alzira Agostini Haddad .  Atitude Cultural
  Equipe de apoio Atitude Cultural:
Eliane Agostini Monteiro, Wander Pastorini Haddad, Anna Júlia Silveira Magalhães, Suely Agostini, Lais e Ligia Agostini Silveira, Isa e Hugo Agostini Haddad, Walquíria Domingues, Carol Argamim Gouvêa, Michelle Sena, Mauro André Santos, Anna Júlia Silveira.
A cada evento, vários profissionais, artistas e entidades compõem a equipe, dependendo das atividades desenvolvidas.

 
Realização

De 2000 à 2005: NAC - Núcleo de Assessoria Cultural
A partir de 2005: Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Social

Dados e Imagens das ações culturais deste Programa:
VEJA ATITUDE CULTURAL PROJETOS E AÇÕES . COMPLETO

Através da Campanha de Revitalização de SJDR: adote uma atitude, hoje Atitude Cultural, foi lançad a São João del-Rei limpa - Eu faço a minha parte! . Atitude Cultural e Associação Amigos de SJDR e 11Cartazes de São João del-Rei, como por exemplo, as 3 edições da foto panorâmica de São João del-Rei, de André Bello e mais diversas peças gráficas do projeto Ser nobre é ter identidade.  
Patrocínio

Patrocínio oficial:
Patrocínio das ações culturais:
. CEMIG  . Governo do Estado de Minas Gerais

. CIF/LSM, patrocinou e co-patrocinou o programa até o ano 2007, quando passa a assumir a manutenção paisagística e a Iluminação natalina do Largo São Francisco, encerrando esta prática de Responsabilidade Social em 2011.
. O Banco do Brasil patrocinou estas ações culturais no ano de 2005 e integrou como parceria nas ações culturais em 2007.
. O Programa de Revitalização de São João del-Rei 'a partir de 2007 se amplia e se realiza no Largo de Rosário e em outras áreas da cidade, sendo patrocinado pela CEMIG  . Governo do Estado de Minas Gerais

. Este projeto conta com o incentivo da Lei Rouanet/Lei de Incentivo Federal, do Ministério da Cultura

 
Parceiros
. Associação Amigos de São João del-Rei
. Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei
. Associação das Escolas de Samba Blocos e Ranchos . Aesbra
. Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos . APADEQ
. Associação de Proteção e Assistência ao Condenado - APAC
. Associação do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes
. Associação dos Amigos do Museu Regional de São João del-Rei - AMAREI
. Associação dos Aposentados e Pensionistas de São João del-Rei . ASAP
. Associação dos Blocos e Bandas de São João del-Rei
. Associação Movimento Força Jovem
Associação Tapetes na Rua . ATR
. Banda de Música Theodoro de Faria
. Banda Salesiana Meninos e Meninas de Dom Bosco
. Batalhão de Infantaria de Montanha - Regimento Tiradentes . 11º
. Biblioteca Municipal Baptista Caetano d`Ameida
. Centro Comunitário Dona Zinha (atividades encerradas)
. Centro Cultural Feminino
. Centro de Referência Musicológica José Maria Neves - CEREM
. Companhia Teatral ManiCômicos
. Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei
Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier
. Cooperativa de Condutores de Turistas de São João del Rei
. Corpo de Bombeiros de São João del-Rei . MG . 4º PEL BM/4º BBM
. Corporação de Artesãos de São João Del-Rei - Bárbara Bella artes e artesanatos
. Folia de Reis de Mulheres Vila Jardim São José
. Folia de Reis de São Gonçalo
. Folia de Reis do Matias
. Folia de Santos Reis de Barroso
. Grêmio Recreativo Escola de Samba Bate Paus
. Grupo Àbáfu
. Grupo de Inculturação Afro-descendentes Raízes da Terra
. Grupo Teatral Senhor dos Montes . GRUTSEM
. Instituto Apoiar . Associação de Apoio as ONGs
. Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei
. IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico Artítisco Nacional - 13ª Superintendência Regional
. Lendas São-joanenses
. MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei
. Memorial Cardeal Dom Lucas Moreira Neves
. Memorial Tancredo Neves
. Museu Regional de São João del-Rei
. ONG Atuação
. Opção Saudável . Espaço Cultural Ao Cachimbo Turco
. Orquestra Popular Livre
. Orquestra Pró-Arte Jovem . OPA Jovem
. Orquestra Ribeiro Bastos
. Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis
. Venerável Confraria de Nossa Senhora do Rosáro
. Orquestra Lira Sanjoanense
. Prefeitura Municipal de São João del-Rei - MG
. Programa Música XXI . DMUSI/UFSJ
. Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
. Secretaria Municipal de Educação
. Secretaria Municipal do Meio Ambiente
. SESI/SENAI . São João del Rei . Sistema FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
. Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Municipal de São João del-Rei. SAB
. Sociedade de Amigos do Bairro Senhor dos Montes
. Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei
. Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei . 34ª
. Universidade Federal de São João del-Rei . UFSJ


Parceiros Institucionais nestes 10 anos:

Associação Amigos de São João del-Rei .11° Batalhão de Infantaria e Montanha . AESBRA – Associação das Escolas . Blocos e Ranchos de São joão del-Rei . Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei . Associação de Hotéis e Pousadas de São João del-Rei . CEREM . Catedral Basílica de N.S. do Pilar . Ciatur – Companhia de Turismo receptivo . Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de SJDR . Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier . Corpo de Bombeiros . COPASA . CIF – Companhia Industrial Fluminense . DAMAE . CVT – Centro Vocacional Tecnológico de São João del-Rei . Festival Gastronômico de Tiradentes . FIEMG . Gazeta de São João del-Rei . Jornal Pérolas do Samba . Folha das Vertentes . IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional . Igreja São Gonçalo Garcia . Museu Regional de SJDR . Polícia Militar de MG . Ponte entre as Culturas . Prefeitura Municipal de São João del-Rei . Paróquia NS do Pilar . Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais . Secretaria Municipal de Cultura de Prados . Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de SJDR . Secretaria Municipal de Meio Ambiente . SERVAS – Serviço Voluntário de Assistência Social . Sindicato do Comércio Varejista . Sociedade Sanjoanense de Arte e Cultura . Trilha dos Inconfidentes . TV Campos de Minas . Tribuna Sanjoanense . Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis . Banda Sinfônica do Conservatório Estadual de Música PJMX . Banda Teodoro de Faria . Banda Tribus . Banda Zé Pereira . Bonecos Gigantes do Mestre Quati . Bruno & Fabiana . Camerata Stradivárius . Ceramistas Mirins do Rio Acima . Chico Lobo e Banda . Cia. de Inventos . Clube da Seresta . Concerto de Natal . Coopertur Cooperativa de Condutores de Turistas de SJDR . Coral ASAP . Coral Canarinhos de Itabirito Meninos Cantores . Coral do Projeto Música nas escolas . Coral Infantil Bradesco . Coral Risoleta Neves . Coral Roda Viva . Escola de Samba Bate Paus . Escola de Samba Irmãos Metralhas . Escola de Samba RC Rubro Negro . Escola de Samba São Geraldo . Escola de Samba Vem me Ver . Escola de Samba Vira-Vira . Escolas Arco Íris e Girassol . Fernando Campos . Gabriel Sater . Programa de TV “Viola Brasil” . Griffe “Ave Maria” . Grupo Calanquê . Grupo de Percussão Àbafú . Grupo de Teatro Italiano Giullari del Diavolo . Grupo Encaixa Couro . Grupo Olho da Rua . Grupo Pedacinhos do Céu e Chá de Caboclo . Grupo Pranam . Grupos de Folia de Reis e Pastorinhas . GRUTSEM - Grupo Teatral Senhor dos Montes . Irmãos Silva . Jacó . João Ramalho . Luciano de Oliveira . Foto 1000ton . Lendas sanjoanenses . Maurício Tizumba . Mestres Quati e Ginego . Oficina Artes da Terra . Oficina Viva Rendas e Bordados Gerais . OLAV Oficina Viva de Artes Visuais . OPL . Orquestra Popular Livre . Orquestra de violinos Santa Cecília . Orquestra Ribeiro Bastos . Orquestra Lira Sanjoanense . Pena Branca . Presépio da Muxinga Sebastião d'Assunção . Projeto Clareart . Rosemara Teixeira Hallak . Rede do Corpo Cia de Dança . Rogério Delayon . Site Guardiões do Patrimônio . Fernando Sodré . Trupizupi Cia Teatral . Abgar Campos Tirado . Jornal Gazeta de SJDR . TV Campos de Minas

Apoio:
A Colegial . Albergue da Juventude SJDR . Churrascaria Agostinho . Depósito Ferrotaco . Eco-lógico Serviços Ambientais . Giltur Turismo . Imagem Comunicação . Pousada Paço do Lavradio . Restaurante Yusseff . Uninter Grupo Educacional . Vereda Park Hotel . Hotel Calcinfer . FCA . Ferrovia Centro Atlântica . A Primavera Móveis . Agostinho Supermercado . Alforia Bar Café . Aplic Comunicação Visual . Arroz Beira Rio . Arroz Strek . Bolas Titan . BS Projetos e Consultoria . Café del-Rei . Cafeteria Soberano . Calcinação Vitória . Casa do Construtor . Cavalgada Cultural . Click Foto Digital . Construtora Baccarini . Café Soberano . Ducar Veículos . Delfor Motors . Expresso Vera Cruz . FaciFestas . Flora Aechmea . Flora Bacana . Flora Bom Pastor . Flora Marly . Flora Tamandaré . Flora Taroco . Hotel Calcinfer . IBEP – Companhia Editora Nacional . Império dos Jardins . Indústria e Madeira São José . JM Construções Elétricas . Lua Comunicação . Laboratório Carlos Chagas . Mineradora Ômega . New Kids Informática . O Mundo dos Retalhos Padaria Pão Quente . Parafuro e Cia . Pharmácia de Manipulação Camphora . PLENA transmissoras . Posto Vianini . Pousada Beco do Bispo . Pousada Casarão . Pousada Rotunda . Pousada Villa Magnólia . Primyl Artes Gráficas . Produtos Loredo . RDM - Rio Doce Manganês . Restaurante Cantina do Ítalo . Restaurante Chafariz . Restaurante da Filó . Restaurante Villeiros . Roddi Festas . Sabor no Espeto . Segredo Flores . Serraria Agostini . Supermercado Agostinho . Velas Mariana . Velho Chico Petiscos & Crepes

Compartilhe fotos, documentos, ação/projeto cultural . registramos colaboração e créditos 
O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.
Mais informações/imagens, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal
 

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados