Melhores Práticas - Ação

1. Responsabilidade Sócio-cultural São João del-Rei e região

Campanhas de Responsabilidade Sócio-Cultural em São João del-Rei e região

Texto
Campanha Anjos del-Rei

Céu aberto . Mais anjinhos nas procissões de São João del-Rei . Campanha

Antonio Emilio da Costa

As procissões de São João del-Rei  são famosas em todo o Brasil. Singulares, relembram tradições antigas, realizadas em nossa terra desde o começo do século XVIII. Como não se vê procissões tão autênticas em nenhuma outra cidade histórica, elas atraem turistas de várias partes do mundo. São a fé, a arte e a religiosidade no estado mais puro, sensibilizando e encantando a alma humana.

Nas procissões de São João del-Rei, crianças vestidas de anjo sempre foram uma atração à parte. Com seu sorriso e ingenuidade,dão ao cortejo o tom da graça e da inocência próprias dos querubins. No tempo do ouro, eram os meninos que desempenhavam este papel. Quem,em algum dia na infância,se vestiu de anjinho, leva esta lembrança por toda a vida.

Nos últimos tempos, anda diminuindo a legião de anjos nas procissões. Sem eles,os cortejos perdem um pouco de sua beleza, ao mesmo tempo em que as crianças deixam de vivenciar uma experiência única, que não se vive em outro momento.

Sabendo disto, que tal presentear sua criança com uma túnica de cetim, um diadema e um par de asas? Ela se lembrará deste dia para sempre e tornará as procissões de São João del-Rei ainda mais bonitas e grandiosas...

Obs: Assim que Antônio Emílio lançou esta campanha muitos a aderiram:
Atitude Cultural
Associação Amigos de São João del-Rei, Prof. Anthony Claret Moura Neri, Diretor  do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, a Sra. Alda do Tabernáculo, a Paróquia Nossa Senhora do Pilar e o MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei.

Participe também desta campanha, doe roupinhas de anjo, adereços, tecido ou mão de obra. As roupas de anjos ficarão na Paróquia do Pilar para serem emprestadas para as crianças.
Solicitamos também fotos de anjinhos de São João del-Rei, antigas e contemporâneas, para que possamos criar um Banco de Imagens e uma futura exposição.

Artigo:
Semana Santa . Festa de Passos. Andam faltando anjos no céu de São João del-Rei? Antônio Emílio da Costa


***

Campanha São João del-Rei limpa - Eu faço a minha parte! . Associação Amigos de SJDR
Campanha da TV DelRei para repatriar a portada da antiga Igreja de Bom Jesus de Matosinhos que hoje se encontra em uma fazenda perto de Campinas-SP: Era uma vez uma igreja em São João del-Rei
Campanha do agasalho . Café Soberano . Programa quem ama cuida . Projeto indústria/escola . Programa de incentivo a cultura e ao esporte
Albergue Santo Antônio 
Doe sangue, deixe fluir esta idéia . Em São João del-Rei 032 3371 3389
São João del-Rei ganha campanha de âmbito nacional . Ariosto da Silveira
Campanha do Agasalho 2010 . Projeto Solidário - Despertar a Consciência Social
Campanha de Testes rápidos de HIV e Hepatite C
Campanha . Arrecadação de fundos para cobrir as despesas com a confecção dos bancos da Capela do Espírito Santo . 2012

***

Ligia Ferraz

Atenção amigos! Como várias pessoas estão me fazendo perguntas muito parecidas aí vai esclarecimento : Recebo doações variadas o ano inteiro , para ser encaminhadas, pois dou sequência há um trabalho feito por minha avó , que era presidente de Conferência Vicentina ha´mtos anos atrás. Tenho pessoas responsáveis, de minha confiança , em algumas comunidades, Assim, roupas, calçados, mantimentos estão sempre sendo encaminhados, Mas DIA 25 DE DEZEMBRO PELA MANHÃ é que vamos pessoalmente LEVANDO BRINQUEDOS E GULOSEIMAS para as crianças nas comunidades carentes ok?
Aqui mesmo no face há pessoas como Aparecida VellosoMarilia MonteiroBeatriz Maria Resende, que já colaboravam com minha avó e até hj nos ajuda a ajudar, e podem testemunhar o fato! E outra turma mais nova como Andrea Guimaraes e Rodrigo , Raquel Van de Raa quando está no Brasil, e quem mais desejar que ajudam com os carros para esta data , além de meus irmãos e cunhada Leila FerrazLeonardo FerrazLuciano Ferraz eCláudia Guzzo que ajudam sempre ! Agradeço a todos e NO MOMENTO O QUE MAIS PRECISAMOS : MANTIMENTOS E GULOSEIMAS , mas TODA E QUALQUER COLABORAÇÃO sera´bem vinda e bem encaminhada! Gratidão é o amor em ação ! Portanto que o Menino Jesus não ceda seu lugar para o Papai Noel! Que o aniversariante seja comemorado com atitudes de dedicação e sensibilidade! Beijo no coração de todos!

Dezembro de 2014

***

Ação na web pede ajuda para criança
Por Gazeta de São João del-Rei em 24/05/2014

Nem #somostodosmacacos nem #nãovaitercopa. A hashtag de maior destaque na web, entre os são-joanenses, é #todospeloeduardo, convocando voluntários para doarem medula óssea no Hemominas.

Adeptos da campanha visitam o pequeno Eduardo no hospital, em Juiz de Fora – Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Numa época em que campanhas online ganham divulgação de grande impacto em larga escala, a jovem Sara Vilela decidiu usar a web em prol de Eduardo Resende. O menino tem apenas 8 anos, mas desde os cinco trava uma batalha de gente grande contra a leucemia que, agora, cobra um transplante de medula óssea. “As sessões de quimioterapia em Juiz de Fora estabilizavam a doença. Mas agora o problema se agravou. Muito embora ele ainda responda ao tratamento, a leucemia avançou e o Eduardo foi ficando mais debilitado. É uma corrida contra o tempo”, explicou Sara, amiga da família.
A situação, aliás, é a única capaz de estressar o menino descrito pelo pai, Rômulo Eduardo de Jesus, como uma criança “ligada no 220W, feliz e contagiante”. “Exatamente por isso, vê-lo numa cama torna tudo pior. É um garoto que chora porque não pode ir pra escola”, contou o representante de vendas.

Web
Além da hashtag na internet, a Todos Pelo Eduardo também se transformou em uma página no Facebook. Em apenas três dias ela foi “curtida” por mais de 1,3 mil pessoas. “Nossa bandeira é pelo meu filho, mas também é por qualquer um que sofra com a doença. Doar medula é simples, mas pouquíssimas pessoas sabem disso”, explicou o pai do menino.
No www.facebook.com/todospeloeduardo2014, além de notícias sobre Eduardo e apelos por ajuda, informações gerais também são divulgadas. A ideia, segundo Sara, é ampliar o alcance da iniciativa. “As pessoas que se prontificarem a doar a medula podem até não ajudar o Eduardo hoje, mas ficarão registradas em um banco de dados e poderão fazer o bem amanhã. Queremos que todos entendam que essa doação absolutamente simples pode garantir a sobrevivência de alguém”, disse.

Provisório
Ainda na busca por doadores com 60% de compatibilidade, Eduardo passará por um transplante de medula óssea provisório. Um dos pais cederá o material para tentar conter o avanço da leucemia até que a intervenção definitiva seja feita. “Eu e minha esposa temos apenas 50% de compatibilidade. Faltam 10%. Parece pouco, mas não é. Na prática, podemos comparar tudo isso a uma verdadeira loteria. Então um de nós fará a doação enquanto todos rezamos para alguém aparecer com a porcentagem necessária”, comentou o pai. Segundo ele, é a fé que mantém o filho de pé. “Ele mesmo diz que sabe que será curado. Que Deus já está providenciando o doador. Então vamos fazer nossa parte para que possa nos encontrar”, finalizou.
No Hemominas, em São João, a luta para salvar milhares de Eduardos continua. Para se voluntariar, o interessado deve ter boa saúde e idade entre 18 e 54 anos. Caso haja compatibilidade com algum paciente, a doação acontecerá com retirada de parte da medula no interior de ossos da bacia, via punções e com anestesia. O material se recompõe em apenas 15 dias. Atualmente, 8 mil pessoas estão cadastradas como possíveis doadoras na região. Outras informações nos telefones (0**32) 3322-2915 ou 3322-2900.

***

Mutirão
Por Gazeta de São João del-Rei em 04/05/2013

A Secretaria Municipal de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social está arrecadando materiais para serem reutilizados pela APAC feminina em atividades de oficinas socioeducativas e de profissionalização. As pessoas podem doar caixas de suco e de leite higienizado; retalhos de sobra de gráfica, tecidos e fitas; embalagens e latas diversas; entre outros itens. Os materiais devem ser entregues na secretaria da entidade, na Rua Salomão Batista de Souza, nº 10, Bairro Matosinhos.Outras informações pelos telefones (0**32) 3379-1525, 3379-1526 ou 3379-1527.

***

Banco de projetos e empresas aptas a praticar a Responsabilidade Social e Cultural em São João del-Rei e região
OGS E ONGS de São João del-Rei
SOS CIDADE . São João del-Rei e região . Organizações que precisam de apoio/voluntários/parceiros

Sociedade contra as drogas . Movimento Força Jovem
Responsabilidade Sócio-cultural São João del-Rei e região
Ouvidoria São João del-Rei e região
Disque-denúncia . São João del-Rei e região
Instituto Apoiar . Associação de Apoio a Organizações Não Governamentais
Banco de Currículos . São João del-Rei e região
Mídia - TV, Jornais e Rádios de São João del-Rei e região
Transparência . São João del-Rei e região
Trânsito e segurança . São João del-Rei e região
Segurança São João del-Rei e região
Enchentes em São João del Rei e região
CRAS-Centro de Referência da Assistência Social . São João del-Rei e região
São João del-Rei descaracterizada
Amigos de São João del-Rei . Cadastre-se
IHG, SAB e ASPEF solicitarão ao IPHAN retorno de locomotiva e vagão da EFOM para cidade

Campanhas de âmbito nacional/estadual

Campanha Proteja Nossas Crianças . Incentivo faz população denunciar violência contra menor . Ligue 0800 311119

Campanha Fale sem medo . Porque não se pode calar diante da violência doméstica . Instituto Avon
Campanha Está na hora de conhecer o Brasil . Ministério do Turismo
Campanha Dia Nacional do Consumo Consciente . Um dia sem sacolas plásticas
Pastorais lançam campanha nacional contra a violência e o extermínio de jovens
Campanha Segurança no trânsito: Festas e excessos
Campanha Nacional contra o tráfico de pessoas
Campanha Uma Ação para Crianças
Campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
 

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados