Melhores Práticas - Ação

1. Meio ambiente São João del-Rei e região

Cemig implanta projetos ambientais em São João del-Rei

Texto

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou, na semana passada, que irá implantar o projeto "Peixe vivo" até o fim do ano em São João del Rei e fornecerá mudas para o reflorestamento da margem do Rio das Mortes. A notícia foi divulgada durante um encontro com funcionários da Cemig e a imprensa da região. O evento ocorreu na usina hidrelétrica de Itutinga, quando também foram apresentados os programas ambientais desenvolvidos pela empresa.

O gerente de manutenção dos ativos de geração do centro-sul da companhia, Demétrio Alexandre Ferreira, disse que a Cemig firmou uma parceria com a APAE de São João del Rei, em que as crianças da instituição irão fazer, no final do ano, o reflorestamento da margem do Rio das Mortes. "Este rio está sofrendo um processo de assoreamento muito grande e o plantio de árvores, vai minimizar a situação", informou o gerente.

Segundo Ferreira, existem quatro programas ambientais que atendem a população regional na estação de Itutinga. "Possuímos um horto florestal, que produz mudas nativas, destinadas para a proteção das nascentes e arborização urbana. Produzimos alevinos que são soltos nos rios e córregos tributários do Alto Rio Doce e fazemos um cadastro e estudo comportamental desses peixes, projeto este denominado Peixe Vivo. Possuímos um trabalho de educação ambiental, no qual ministramos palestras e promovemos visitas de crianças na hidrelétrica e por fim recuperamos os animais apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e pelo Instituto Estadual de Floresta (IEF) e realizamos a soltura em seus ambientes naturais".

Segundo dados da empresa, em 2008 o programa florestal distribuiu mais de 140mil mudas e também foram soltos mais de oito milhões de alevinos nos rios da região.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 01/08/09
 

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
 

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto e coordenação: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados