Melhores Práticas - Ação

1. Cultura e Artistas de São João del-Rei e região

Histórico de ruas e becos de São João del-Rei

Texto

Rua Padre José Maria Xavier:
Antiga Rua da Prata (conhecida há mais de 200 anos por esse nome). Existem referências no Senado da Câmara datadas de 1751, quando os Irmãos Terceiros da Venerável Ordem de São Francisco  de Assis, solicitaram medição de terras que lhe foram concedidas. Outra referência é de 1781, quando a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos pagou a Manoel Tavares, madeiras que foram compradas para o Passo da Rua da Prata. Nesta rua, residiram entre outros:

1) O Barão de São João del-Rei - hospedou no ano de 1881 o Imperador Dom Pedro II. No Solar do Barão de São João del-Rei, funciona hoje a 34ª Superintendência de Ensino.

2) O médico francês Gabriel André Maria de Ploesquellec.

3) O médico Doutor Francisco José de Araújo Oliveira.

4) O maestro Matiniano Ribeiro Bastos.

Existiu nesta rua, o Teatro de São João del-Rei ou Teatro da Rua da Prata (que funcionou de 1837 a 1887) . O atual nome homenageia a memória do Padre-musicista são-joanense José Maria Xavier (1819-1887).

(Informações retiradas do livro: "Nomenclatua de Ruas de São João del-Rei" de Sebastião de Oliveira Cintra). 

Rua Getúlio Vargas:
Antiga Rua Direita (com este nome já era conhecido desde os idos de 1719). Nos arquivos do Senado da Câmara de São João del-Rei, consta neste ano que, José Fernandes Silva solicita licença para estabelecer um açougue na referida rua, "pegado às casas do Sargento-mor Inácio da Costa Montalvão". Em 1883, conforme resolução da Câmara, recebeu o nome de Rua Duque de Caxias.

Em 06 de dezembro de 1908, o jornal são-joanense "O Repórter" publicou a seguinte quadra:
"Adeus, oh Rua Direita, rua da Murmuração, Onde se faz audiência Sem Juiz nem Escrivão".

Rua Doutor José Mourão:
Em homenagem ao médico são-joanense Doutor José Martins de Carvalho Mourão (1847-1902), filho do Comendador João Antônio da Silva Mourão e de Ana Teresa de Jesus. Foi presidente da Câmara Municipal e Deputado Federal. Foi casado com Dona Maria Pereira de Carvalho (filha do médico Doutor Eduardo Ernesto Pereira da Silva - Barão de São João del-Rei). Nome antigo desta rua - Rua de São Roque.

Fonte: www.cultura.saojoaodelrei.mg.gov.br . acesso em dezembro de 2012

 

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto e coordenação: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados