Melhores Práticas - Ação

1. Meio ambiente São João del-Rei e região

Viva Melhor: Programa quer eliminar lixo tóxico da cidade de SJDR

Texto
O termo Responsabilidade Social está amplamente difundido no meio empresarial. Em São João Del-Rei temos algumas iniciativas, mas ainda estão longe de serem as ideais. Por isso, ACI Del-Rei/CDL incentivam e apóiam ações do bem, e uma delas é o Programa Viva Melhor, lançado neste mês.
O Programa pretende despertar nas pessoas um sentimento de responsabilidade universal, uma noção ampla sobre o bem comum. Para Antônio Claret, diretor de Turismo da ACI Del-Rei/CDL e coordenador do Instituto Apoiar, “a participação nas diversas atividades do programa irá auxiliar os envolvidos a desenvolverem capacidade suficiente para cumprirem seu papel de cidadania na sociedade”.
A primeira iniciativa do Programa Viva Melhor será o recolhimento de pilhas e baterias que perderam a função de uso. Galões de água mineral, que passaram da validade, servirão de coletores. Serão 70 espalhados pela cidade entre as empresas associadas à ACI Del-Rei/CDL. A população poderá descartar os objetos, que serão enviados para as empresas fabricantes, pois, de acordo com a Resolução CONAMA 257/199, devem dar o destino correto a esse lixo altamente tóxico.
Apesar de a Resolução especificar que é proibido expor esse material a céu aberto, queimá-los ou jogá-los em rios e leitos d’água, muitas pessoas ainda não se conscientizaram, e continuam poluindo o meio ambiente. Por enquanto, ainda estamos falando de pilhas e baterias. Agora imagina a quantidade de equipamentos eletrônicos que cada casa abriga. A preocupação de especialistas é que os produtos eletrônicos estão se popularizando cada vez mais e a troca de determinados aparelhos, como um celular, tem como destino o lixo comum.
Outra etapa do Programa Viva Melhor será o recolhimento de equipamentos eletroeletrônicos, que serão encaminhados a um galpão para desmonte e aproveitamento das peças. Os que forem reaproveitados poderão ser doados para quem necessita ou aproveitados para que alunos da UFSJ possam utilizá-los em aulas práticas. Para Warlley Sales, professor de Engenharia Elétrica da UFSJ, o Programa Viva Melhor é uma excelente oportunidade para a Universidade ampliar seu leque de serviços prestados à comunidade local.
O lixo eletrônico é um dos grandes problemas da atualidade. Segundo dados do Greenpeace, por ano, são produzidos até 50 milhões de toneladas desse tipo de dejeto no mundo inteiro. As pilhas comuns não ficam para trás, e só no Brasil são 800 milhões a cada ano. É muito material para ser descartado, mas parte dele não será levada para a natureza no que depender do Programa Viva Melhor. Cabe a cada um de nós apoiarmos essa idéia. Juntos podemos melhorar a qualidade de vida da população, que é uma responsabilidade social de todos os que fazem a Empresa, a Cidade, o Estado e a Nação.

Fonte: Instituto Apoiar . outubro de 2012  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados