Melhores Práticas - Ação

1. Cultura e Artistas de São João del-Rei e região

Projeto Áurea Música: História e Música na Estrada Real

Texto

O Projeto “Áurea Música”: Música e História na Estrada Real pretende divulgar a Música produzida nos séculos XVIII e XIX nas Minas Gerais tão desconhecida do Grande Público em geral, através de concertos  com repertório  barroco e colonial. 

Minas Gerais tem uma história rica de acontecimentos culturais ligados à música. Em São João del-Rei, temos notícia de vasta produção musical desde o século XVIII, data que coincide com o surgimento de entidades musicais, que  se mantêm atuantes até hoje. Exemplos destas instituições são as Orquestras Lira Sanjoanense e Ribeiro Bastos, que possuem um acervo de grande importância musicológica. Parte deste acervo tem sido tocado durante a Semana Santa, Natal, Missas, Novenas e outras cerimônias religiosas. Desta forma, a divulgação destas obras fica restrita ao público que freqüenta estas festividades. Levando em conta o valor histórico e a qualidade musical de compositores como Antônio Santos Cunha, Padre José Maria Xavier, Manoel Dias de Oliveira, dentre outros, entendemos que esta música deva ser mais amplamente divulgada para as novas gerações, e para aqueles que não têm idéia deste valioso passado cultural. É importante apresentar esta história, tocar esta música para o mais variado público. É importante que se faça a divulgação dessa música para a população das cidades onde elas foram produzidas. 

- Apresentar uma visão mais profunda da história musical de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX, divulgando a Música criada neste período;
- Executar peças do período barroco e clássico europeus, fazendo uma comparação e entrelaçamento com a música colonial e brasileira;
- Realização de concertos em cidades do Circuito Trilha dos Inconfidentes, como: São João del-Rei, Prados, Tiradentes, Resende Costa, Madre deus de Minas, Ibituruna, Lagoa Dourada, Nazareno, entre outras.

Projeto Áurea Música
Grupo de músicos mineiros de formação erudita, que tiveram sua experiência musical, de alguma forma, ligada à música em São João del-Rei, em especial  , a música produzida nos séculos XVIII e XIX , que é executada e preservada até hoje pelas bicentenárias orquestras de São João del-Rei- Ribeiro Bastos e Lira Sanjoanense.

 Em 2006, por iniciativa da flautista Salomé Viegas, foi criado um grupo para complementar e ilustrar sua pesquisa de mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais, sobre a  música para flauta do compositor Padre José Maria Xavier. A partir do êxito desse encontro, o grupo continuou o trabalho em vários formatos , contando com a participação da professora da Universidade Federal de São João del-Rei, Maria Amélia Viegas, mestre em música, que executa a espineta, instrumento da família do cravo e vários profissionais, que se dedicam à execução da música barroca e colonial, incluindo sopranos, tenor, contralto e barítono. Em 2008 realizou um concerto para encerramento do Congresso Nacional da UNIMED, em São João del-Rei,  dede então, vem realizando várias apresentações. Em julho de 2012, o Projeto Áurea Música realizou concertos todos os domingos, na Matriz de Tiradentes, e um concerto no Festival de Música de Prados. Os objetivos do grupo são divulgar e resgatar obras de compositores mineiros pouco conhecidos , mantendo as características do estilo e da época, além de contribuir para solidificar uma tradição musical , que faz parte da cultura e da identidade de São João del-Rei, e de Minas Gerais. 

Sua formação é:
Flauta: Salomé Viegas(coordenadora)
Violoncelo: Isabele Alves
Cravo: Maria Amélia Viegas
Sopranos: Elisabete Mendonça e Gina Biavati e Márcia Silva
Contralto: Kíssia Andrade
Tenor: Mário Krauss
Barítono: Adilson Cândido 

São vários os formatos possíveis, incluindo:
Cravo, flauta e violoncelo
Cravo, flauta e uma voz
Cravo , flauta, voz e violoncelo
Cravo, flauta e duas vozes
Cravo, flauta, duas vozes e cello
Cravo, flauta, quatro vozes e cello

Os concertos podem ser realizados em igrejas, museus ou teatros, não sendo necessária sonorização.

Contato: 
Salomé Viegas
salomeviegas@yahoo.com.br

032 3371 9385 ou 032 99239385  

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto e coordenação: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados