Melhores Práticas - Ação

1. Cultura e Artistas de São João del-Rei e região

Mara Ávila . Artista Plástica

Texto

Exposição Coletiva São João del-Rei de Pancetti . Foto João Ramalho

Mara Ávila: artista plástica, especializada em terracota, cerâmica, faiança, grés e vidro.

Mara Ávila (nome artístico de Maria José Dutra de Ávila Carvalho), nascida em També, Paraíba, em 12 de novembro de 1929. Fez os estudos iniciais em Timbaúba, prosseguiu no ginásio do Colégio São José e na Faculdade Federal de Filosofia do Recife, coordenada pelas freiras Dorotéias. Graduou-se em Filosofia, com especialização em Estética. No período entre 1961 e 1964 fez parte do grupo de estudos de Filosofia, Arte e Cultura de Léa Ferreira Laterzza e Moacyr Laterzza, em Belo Horizonte. Iniciou as pesquisas com "as artes do fogo" em 1970, em Belo Horizonte, no Atelier de Porcelana Dona Zinha Ribeiro de Oliveira. No período entre 1973 a 1975 lecionou Estética e História da Arte na Fundação Universitária Mineira de Arte, no curso de cerâmica. Nos anos 1980 participou da criação da Associação Mineira de Pintores de Porcelana (AMAPP) e representou Minas Gerais junto à Federação Nacional de Pintores de Porcelana, a qual presidiu. A partir de 1986 mudou-se de Belo Horizonte para São João Dei Rei, onde desenvolve estudos artísticos e tecnológicos sobre faiança e vidro. Em São João Dei Rei leciona pintura em faiança e pintura em vidro no seu ateliê. Desde 1999 participa da organização da unidade de produção de cerâmica da comunidade do Rio Acima. Desenvolve pesquisas sobre componentes minerais da pasta de grés e pesquisa vidrados de baixa e alta temperatura.

Objetos das pesquisas feitas por Mara Ávila em São João Dei Rei / Minas Gerais /Brasil:
São João Dei Rei e a região circunvizinha apresentam grande riqueza mineralógica. Ali se encontram jazidas e mineradoras de carbonato de cálcio, caolim, quartzo e feldspato . Tais minerais são objeto de pesquisa de Mara Ávila a respeito de antiplásticos 1 utilizados na confecção de pastas de terracota , de faiança, de grés, de porcelana e vidros. Esses materiais servem para moldar objetos artísticos, de adorno e utilitários, ou mistos.
Devido aos investimentos em cultura de São João Dei Rei, Mara Ávila tem sido incentivadora da criação, na cidade, um pólo cultural de terracota , cerâmica, faiança, grés e vidro. Com apoio das universidades locais, em especial a FUNREI, a artista espera que em São João se desenvolvam tecnologias, linhas de Design, pesquisas industriais sobre componentes mineralógicos.
Segundo pesquisas de Mara Ávila é possível associar diversos materiais ( terra cota, cerâmica, faiança, grés, estanho, prata, gesso, madeira, vidro e cristal), com tecnologia avançada e design para criar produtos decorativos, utilitários ou de adorno.
O sonho de Mara Ávila é criar uma rede dos apoiadores e amigos da terracota, cerâmica, faiança, grés e vidro.

Contato: 032 3371 3933

Galeria Mara Ávila
Centro Comunitário Dona Zinha  

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto e coordenação: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados