Organização

Conselho Municipal de Saúde . São João del-Rei

Atividades/Serviços
Cadastro não registrado
Conselho Municipal de Saúde de São João del-Rei 

***

Conselho de Saúde é empossado em São João del-Rei

Na noite de terça-feira, 21, 21 conselheiros e 21 suplentes tomaram posse de seus cargo no Conselho Municipal de Saúde de São João del-Rei. Eleitos por votação durante a VIII Conferência Municipal de Saúde, em abril, ou definidos por indicação, o grupo será responsável por deliberar quanto às ações e ao funcionamento dos SUS na cidade pelos próximos dois anos.
Ao todo, 24 conselheiros e 24 suplentes deveriam compor a equipe, mas a Santa Casa não enviou membros para participar da conferência e deve continuar sem representatividade. Além disso, um representante de prestadores desserviços e outro de atividades laboratoriais vinculadas ao SUS ainda não foi definido.
Apesar desses impasses, a pose dos conselheiros foi comemorada pelo secretário Municipal de Saúde, José Marcos Ferreira de Andrade. “Estamos cada vez mais próximos de elaborar um plano de ações e chegar a uma grande consistência nesse setor em São João. Nos últimos meses, a saúde do município tem sido fonte de notícias para a população e todos respiramos aliviados. A abertura da UPA é um sinal de avanço e a formação d anosa equipe só vem consolidar isso”, disse.
Segundo o secretário, o Conselho Municipal de Saúde deve realizar a primeira reunião do biênio 2011-2013 já nas próximas semanas. Na pauta, a eleição do novo presidente que substituirá Willimar Borges d Des, líder da equipe entre 2008 e 2010, e a definição do grupo que irá representar São João del-Rei na Conferência Estadual de Saúde em Belo Horizonte.
No evento, os conselheiros são-joanenses levarão relatório om sugestões de políticas públicas a serem aplicadas no SUS. Dentre as sugestões foram listadas políticas de formação capacitação dos profissionais de saúde, marcação de consultas e exames médicos via telefone,  efetivação dos agentes comunitários de saúde e adoção d prontuário eletrônico nos atendimentos clínicos.

Fonte: Gazeta de SJDR, 25 de Junho de 2011

 

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto e coordenação: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados