Organização

Conselho Tutelar de São João del-Rei

Endereço
Avenida Oito de Dezembro, no Centro, nº 56  
Telefone
032 3373 4319 . 032 9949-3633  
Atividades/Serviços
Por Gazeta de São João del-Rei . 02/03/2013

Fachada da nova sede do Conselho Tutelar - Foto: GazetaFachada da nova sede do Conselho Tutelar – Foto: Gazeta

Caso seja necessário recorrer a terceiros, ninguém melhor para auxiliar do que o Conselho Tutelar. O órgão ajuda os pais que passam por algum tipo de problema com os filhos e também auxilia em via contrária, caso o jovem esteja tendo seus direitos violados pelos pais. O conselho está em novo endereço e agora passa a atender na Avenida Oito de Dezembro, no Centro, nº 56.

Problemas com drogas
De acordo com a presidente do Conselho Tutelar de São João del-Rei, Telma Valéria de Paula, o órgão tem recebido muitas denúncias ultimamente. “As queixas são, em sua maioria, pelo uso de drogas. A porta de entrada para esse mundo é o álcool. Os jovens param de se interessar pela bebida porque ela passa a não ser mais suficiente para eles. Com isso o caminho até outra droga é rápido”, afirmou.
O tratamento para essa questão social está sendo desenvolvido através de parcerias com a Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq), que atende jovens maiores de idade; e também com uma clínica de Varginha, atualmente abrigando seis menores com problemas decorrentes das drogas.
Além disso, o Conselho Tutelar disponibiliza aos jovens um tratamento ambulatorial, que consiste em atendimentos semanais de psicólogos e pedagogos.
O álcool, que como afirmou Telma é a porta de entrada para outras drogas, tem sido um problema constante devido ao desrespeito de bares e casas noturnas, que vendem bebidas alcoolicas para menores de 18 anos. Segundo a presidente do Conselho, quem faz o papel de autuação de estabelecimentos que não estejam de acordo com a lei é o comissariado.

Direitos e deveres
Uma das funções do Conselho Tutelar é não permitir que os direitos dos jovens sejam violados. “A atribuição do conselheiro é ficar sempre atento a situações de risco, como crianças que estão sendo vítimas de abuso, maus tratos, abandono e por aí vai”, comentou. No entanto, Telma faz questão de ressaltar que os jovens também possuem deveres. “Os adolescentes têm que cumprir apenas dois: o primeiro é respeitar os pais ou responsáveis e o segundo é estudar e ter bom aproveitamento. Não basta só ir à escola, tem que ir para aprender”.

Atendimento
O horário de funcionamento do Conselho Tutelar é de segunda a sexta, de 7h às 17h. Às 17h começa o plantão domiciliar. Durante o expediente, o Conselho atende pelo telefone (0**32)3373-4319. Após às 17h, o celular que fica em plantão é (0**32) 9949-3633.

Mais informações

18 anos, 18 Compromissos . A criança e o adolescente no centro da administração municipal
Cartilha de orientação para a erradicação do fenômeno da violência doméstica contra criança e adolescente - VDCCA
Pastoral da Criança . São João del-Rei
Cartilha sobre a Convenção das Nações Unidas de Direitos da Criança
Creche Sace . Sociedade de Auxílio à Criança Enferma
Centro do Adolescente Ativo
Projeto "Criança, atleta, cidadão..." . Crianças aprendem conceitos de cidadania
O direito de ser adolescente . Situação da adolescência brasileira em 2011

 

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados