a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

Publicações

Tipo: Artigos | Cartilhas | Livros | Teses e Monografias | Pesquisas | Lideranças e Mecenas | Diversos

Escopo: São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto | Minas Gerais | Brasil | Mundo

 

Semana Santa: o Brasil não sabe, Minas perde . Hélio Fraga

Descrição

Faz sentido abrir os principais cadernos de Turismo do Brasil, nos quatro cantos do país, e folhear as revistas de viagens mais conhecidas e respeitadas, e não encontrar a menos referência à celebração da Semana Santa nas cidades históricas de Minas?

Não estou exigindo, ou esperando que abram manchetes e gastem páginas e mais páginas a cores com fotos de nossos atos litúrgicos. O que espero é o mínimo indispensável: ao menos a referência às solenidades nas cidades mais importantes, como Ouro Preto, Mariana, Sabará, Congonhas do Campo, Diamantina, São João del-Rei, Tiradentes, Serro, Santa Luzia, Santa Bárbara, etc.

Pedi a amigos e colegas do HOJE EM DIA que me ajudassem numa pesquisa pela internet, a mais abrangente possível, e não se encontrou praticamente nada, de fevereiro até agora (claro que divulgados com antecedência mínima de 60 dias).

Impressionado, e custando a acreditar no que estava acontecendo, apelei ao telefone, e fiz contato pessoal com mais de 50 profissionais que representam a elite da imprensa de turismo no Brasil. Pessoas atualizadas e bem informadas. Alguns recebem de 60 a 80 e-mails por dia. Todos premiados no exterior e com um passado respeitável.

A pretexto de lhes desejar Feliz Páscoa (como já havia feito no Natal), perguntei a cada um se havia recebido, por qualquer meio, inclusive eletrônico, as informações indispensáveis sobre esta Semana Santa de 2009 em MG. Foi um silêncio geral. Não se sabia de nada.

Estamos falando de grandes jornais e revistas de São Paulo, Rio, Porto Alegrem Curitiba, Florianópolis, Natal, João Pessoa, Foz do Iguaçu, Manaus, Belém, Palmas, Campo Grande, Cuiabá, etc.

Telefonei também para colegas do rico interior paulista, segundo maior pólo turístico do Brasil, e com excelentes jornais, como em Campinas, Ribeirão Preto, Marília, São José do Rio Preto, Taubaté, São José dos Campos, Bauru etc, e em Santos, no litoral.

Praticamente ninguém sabia nada, não leu nem ouviu, nem conhece alguém que esteja vindo visitar nossas cidades históricas. A explicação mais comum foi esta: “Aqui só se pensa em praia nesta época de feriados prolongados. Praias nossas, ou as do Nordeste”.

Já em dezembro, por ocasião do Natal, meu espanto foi semelhante: A American Airlines havia iniciado, em 5 de novembro, os 3 voos semanais diretos de Belo Horizonte a Miami, e ninguém sabia de nada. Eram as mesmas pessoas, colegas de mais de 25 anos. Minas não tomou a iniciativa de levar esta notícia – grande fato para nossa economia, e o turismo em geral – ao conhecimento do resto do Brasil.

Mas sei que Salvador e Recife, que receberam voos diários, na mesma época, trataram de promova-los. Solução inteligente, que gera visitantes ou desperta curiosidade pelo menos.

Somando a flagrante omissão dos responsáveis pelo turismo mineiro, por ocasião dos três voos semanais BHZ-Miami, com essa desinformação generalizada sobre a Semana Santa, que tínhamos obrigação de divulgar, e da melhor forma possível, a conclusão é melancólica: não estamos sabendo utilizar, adequadamente, as ferramentas disponíveis; nem estamos trabalhando com a objetividade e seriedade que se exige do assunto.

Se algum leitor ou assinante, que mora em qualquer ponto de Minas, ou fora do Estado, tiver em mãos algum jornal ou revista que fale da Semana Santa, ou pelo menos cite um detalhe (dia, data e hora) de qualquer celebração religiosa prevista, agradeço muito se puder enviar.

O endereço do Caderno de Turismo é: HOJE EM DIA, Rua Padre Rolim, 652, Belo Horizonte - MG, Cep 30220-230. Nós agradecemos muito. Quero provar a mim mesmo que isto não pode ser verdade. É melancólico e deprimente.

P.S.: Uma Semana Santa sem competente divulgação significa hotéis vazios, restaurantes às moscas, guias sem ter o que fazer, táxis parados, perda de receita, ameaça de desemprego. Quem vai assumir sua parcela de culpa por tamanho descaso com a promoção de Minas fora de nossas fronteiras?

 

Hélio Fraga

E-mail: turismo@hojeemdia.com.br

Belo Horizonte, Quinta-Feira, 09/04/2009. Jornal Hoje em Dia


Conheçam a Semana Santa de São João del-Rei

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL